Kefir

Kefir: você já provou?

Eu já conhecia seus benefícios mas nunca tinha provado um Kefir caseiro, nem cuidado dele!
Recentemente andei cuidando de vários “filhos” de uma vez só e me pediram pra falar mais sobre ele! 😉

O Kefir é a bebida produzida através da fermentação do leite pelos grãos de Kefir!

É um alimento vivo, fonte de probióticos e por isso, com vários benefícios para a saúde, como melhora da função intestinal, aumento da imunidade e auxílio no controle de diabetes.

Lembra um iogurte natural, talvez um pouco mais azedinho. Então vai ser melhor aceito com frutas! Puro não recomendo. 🙈😂 O Kefir exige um certo “carinho”. A cada 24 a 48h você precisará coar o Kefir – terá a bebida para consumir e os grãos para produzir mais Kefir. Em cerca de 3 dias deve faltar lactose para a sobrevivência dos bichinhos, que acabam morrendo. Por isso exige um certo cuidado.

Algumas dicas:
✅ Você precisa primeiro receber uma doação de Kefir!
✅ Opte por potes de vidro e utensílios (colher/peneira) de plástico para manusear.
✅ Como o Kefir recebido costuma estar congelado, a recomendação é aguardar 24h, coar ele em água filtrada e desprezar esse primeiro Kefir. Se você tiver cerca de 1 Col de sopa dia grãos, complete com 200ml de leite (pode ser desnatado ou integral, o que você estiver adaptado) e deixe no pote de vidro coberto com papel toalha (precisa respirar!) em temperatura ambiente por 24 a 48h.

✅ Esses números são estimativas! Você pode usar mais ou menos leite se tiver mais ou menos quantidade de grãos de Kefir. E o tempo varia porque a qualidade dos seus grãos e a temperatura do ambiente vão influenciar na fermentação (no calor a fermentação é mais rápida). Você saberá que está bom quando estiver consistente próximo aos grãos. O líquido pode também se dividir e começar a formar um espécie de soro.
✅ Após esse período você coa novamente, mas não precisa sempre lavar com água, já que esse processo reduz a força dos grãos. Só vai realmente “trocando o leite” e pode “lavar” com leite e desprezar esse leite 1x por semana.
✅ Se observar grãos com coloração escura ou Kefir com cheiro ruim despreze!

Ficou alguma dúvida? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *