Bolo de cenoura com aveia

Vamos de um bolo clássico que amamos nesse final de semana? 😍


⏩ Bolo de cenoura (com aveia)
▶️ Ingredientes:
✅ 4 ovos
✅ 2 xícaras de cenoura picada
✅ 1/2 xícara de açúcar demerara
✅ 2 xícaras de farinha ou farelo de aveia (pode ser a versão sem glúten se você for intolerante ou celíaco)
✅ 3 colheres de sopa de óleo de coco
✅ 1 colher de sopa de fermento em pó


▶️ Preparo:
Liquidifique os ovos, cenoura e açúcar por cerca de 5 minutos.
Em seguida acrescente os demais ingredientes aos poucos e continue batendo. Por último o fermento.
Distribua a massa em uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com farinha de aveia.
Acrescente chocolate picado (aqui usei uns 60-80g de chocolate 60% cacau) na massa e leve ao forno a 180o.C por cerca de 40 minutos. .
▶️ Receita da maravilhosa @lidi_barbosa
Testa aí também e me conta! 😋😘

Receita: cream cheese de kefir

Voltamos ao papo sobre o Kefir com dica pra quem já tem Kefir em casa: fazer uma espécie de cream cheese de Kefir! Que tal? 😋👏


✅ Primeiro você deve deixar seu Kefir em um suporte de filtro com filtro de papel para café. Deixe dentro da geladeira por cerca de 12 horas (aqui eu tinha uns 500ml de Kefir então deixei um pouco mais, umas 20h e saiu MUITA água).
✅ Aí é só misturar essa base cremosa aos temperos de sua preferência. Eu misturei um pouquinho de manjericão picado, fiozinho de azeite, sal e curry. Curti! Numa próxima vez penso em liquidificar mesmo e acrescentar um dentinho de alho.
✅ Consumi acompanhando uma panqueca salgada (passe para o lado). Poderia estar também em um bom pão integral, crepioca, como molho acompanhando saladas ou como base de patês (substituindo a maionese). .
✅ Essa base mais consistente poderia ser ainda liquidificada ou apenas misturada com frutas, funcionando como um iogurte grego. 😋


⏩ E por aí? Conta pra gente as invenções que já fez com o Kefir! 😉

Kefir

Kefir: você já provou?

Eu já conhecia seus benefícios mas nunca tinha provado um Kefir caseiro, nem cuidado dele!
Recentemente andei cuidando de vários “filhos” de uma vez só e me pediram pra falar mais sobre ele! 😉

O Kefir é a bebida produzida através da fermentação do leite pelos grãos de Kefir!

É um alimento vivo, fonte de probióticos e por isso, com vários benefícios para a saúde, como melhora da função intestinal, aumento da imunidade e auxílio no controle de diabetes.

Lembra um iogurte natural, talvez um pouco mais azedinho. Então vai ser melhor aceito com frutas! Puro não recomendo. 🙈😂 O Kefir exige um certo “carinho”. A cada 24 a 48h você precisará coar o Kefir – terá a bebida para consumir e os grãos para produzir mais Kefir. Em cerca de 3 dias deve faltar lactose para a sobrevivência dos bichinhos, que acabam morrendo. Por isso exige um certo cuidado.

Algumas dicas:
✅ Você precisa primeiro receber uma doação de Kefir!
✅ Opte por potes de vidro e utensílios (colher/peneira) de plástico para manusear.
✅ Como o Kefir recebido costuma estar congelado, a recomendação é aguardar 24h, coar ele em água filtrada e desprezar esse primeiro Kefir. Se você tiver cerca de 1 Col de sopa dia grãos, complete com 200ml de leite (pode ser desnatado ou integral, o que você estiver adaptado) e deixe no pote de vidro coberto com papel toalha (precisa respirar!) em temperatura ambiente por 24 a 48h.

✅ Esses números são estimativas! Você pode usar mais ou menos leite se tiver mais ou menos quantidade de grãos de Kefir. E o tempo varia porque a qualidade dos seus grãos e a temperatura do ambiente vão influenciar na fermentação (no calor a fermentação é mais rápida). Você saberá que está bom quando estiver consistente próximo aos grãos. O líquido pode também se dividir e começar a formar um espécie de soro.
✅ Após esse período você coa novamente, mas não precisa sempre lavar com água, já que esse processo reduz a força dos grãos. Só vai realmente “trocando o leite” e pode “lavar” com leite e desprezar esse leite 1x por semana.
✅ Se observar grãos com coloração escura ou Kefir com cheiro ruim despreze!

Ficou alguma dúvida? 😉

Hábitos de infância!

Muitos dos nossos hábitos alimentares vem de lembranças da infância.
Já perceberam? Aquele bolo, aquele pão, aquela fruta do pé…

Sabe algo bem bobo que me lembra infância?
Caldo de cana!
Era uma tradição com a minha mãe: toda vez que íamos ao Centro (Florianópolis) tínhamos que primeiro tomar um caldo de cana. E esse hábito ainda permaneceu até eu estar bem grandinha! Eu adoro caldo de cana até hoje e coincidência ou não tive muito desejo de caldo de cana na gravidez!

Hoje com a Bia vamos criando as nossas tradições. Os nossos momentos. Um deles é tomar água de coco quando vamos ao mercado perto de casa. Fresquinho do coco e geladinho. 😋

Sabe… a criança não pede que o sabor da infância seja Mc Donald’s ou brigadeiro. Cabe a você ajudar a criar as memórias de infância (incluindo as gustativas 😋).


⏩ E por aí, quais as maiores lembranças de sabores da infância?

“Reeducação alimentar é como navegar!”

Ouvi essa comparação recentemente e vez todo o sentido pra mim!

Muitas vezes gostaríamos que a mudança de hábitos fosse como a construção de um prédio. A gente planeja e executa. Reto! Direto! Simples! Sem margem para erros.

Mas a verdade é que não é assim que funciona. A reeducação alimentar na verdade funciona mais como uma navegação.

Você tem um objetivo lá na frente, quer chegar em determinado local.
Mas não dá pra simplesmente traçar uma reta e ir.
Você precisará enfrentar correntezas, tempestades… precisará desviar da sua rota. E aí então, voltar para ela novamente.

As dificuldades e os desvios não são perda de tempo. Eles te ensinam, te fortalecem. Te ajudam a chegar ao destino final com mais conhecimento e com mais satisfação. 😅

E por aí, como anda a navegação? 😉😘

Vai um lanche diferente aí?

Quem disse que lanche tem que ser sempre fruta ou biscoitinho?
E quem disse que aperitivo precisa ser tábua de frios ou torradinha? 🤔

Bóra colocar mais criatividade, sabor e saúde por aí também?

Ideia de petisco que você pode reproduzir facilmente: mussarela de búfala, tomate cereja, manjericão e fio de azeite! 😋

Além de uma delícia é uma alternativa legal se você tem um apetite maior por alimentos salgados ou mesmo se busca opções pra variar e que dêem mais saciedade! 😋😘

Topa testar também?