Chá verde (Camellia sinensis)

cha-verde

Quanto mais eu aprendo sobre o chá verde… mais me apaixono! São muitos benefícios para uma plantinha só!

O chá verde é aquele extraído das folhas da Camellia sinensis. É rico em polifenóis, flavonoides e catequinas.

Estudos têm demonstrado que o chá verde desempenha importante papel contra o estresse oxidativo (combatendo os radicais livres), de redução do risco de doenças cardiovasculares, proteção contra a radiação solar, anticarcinogênico e anti-inflamatório.

A theanina do chá verde tem ação de neuroproteção: melhora demência, reduz ansiedade e reduz confusão.

Por conter cafeína o chá verde é também um bom estimulante, promovendo redução da fadiga.

É ainda um grande aliado dos tratamentos de emagrecimento, já que auxilia na desintoxicação corporal, tem ação termogênica (ajudando a acelerar o metabolismo), inibe a lipogênese (acúmulo de gordura) e estimula a lipólise (“quebra” de gordura corporal).
Associado à atividade física demonstra promover a queima de gordura sem haja redução de massa magra!

Qual a melhor forma de consumo?

Dentre as opções disponíveis (folhas secas, sachet, chá solúvel ou bebidas prontas) opte por adquirir a erva (folhas secas) se quiser um bom resultado.

É que no caso dos sachets não se tem apenas a parte da planta com maior ação (as folhas no caso) – sendo comum as mesmas estarem associadas a partes do caule.
No caso das bebidas solúveis ou prontas temos acréscimo de outros componentes que nutricionalmente não são interessantes como adoçantes e conservantes, além de a concentração de Camellia sinensis ser bem menor.

Como preparar?

Aqueça a água até o pronto de pré-fervura e deixe a água em infusão com a erva por 3 a 5 minutos. Após, coe e beba na hora ou por até 12 horas após o preparo. Você pode manter em temperatura ambiente ou na geladeira se preferir.

Evite o consumo de chá verde a noite, pois pode prejudicar o seu sono e não beba em excesso! Converse com o seu nutricionista que indicará a melhor dose pra você!

Não gosta do sabor do chá verde mas gostaria de aproveitar seus benefícios? Outra opção é utilizá-lo na forma de extrato (cápsulas), o qual pode ser prescrito por seu nutricionista. 😉

One thought on “Chá verde (Camellia sinensis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *