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Chia – já conhece esse grão?

semente de chia

A chia é uma sementinha fonte de ômega-3, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras!
Aliás o fato de a chia ser rica é um fibras é um dos motivos que fazem essa semente ser uma das atuais queridinhas da dieta.
Experimente deixar a chia alguns minutos de molho em algum líquido (água, suco, vitamina de frutas) e você verá que em volta da semente ocorre a formação de uma espécie de gel… esta é a mucilagem, que auxilia a manter um bom funcionamento intestinal, a reduzir níveis de colesterol e ainda contribui muito para a saciedade!
Por ser rica em cálcio, ferro e magnésio, a chia é importante ainda para a manutenção da saúde óssea, construção do tecido muscular e no controle do humor e combate ao estresse.
Você pode acrescentar a chia, por exemplo, sobre frutas, iogurtes, vitaminas de frutas e sucos.

Outra opção interessante para inserir a chia é essa:

Geleia caseira de chia, super fácil de fazer:

geleia de chia

Ingredientes:
– 1 colher de sopa de chia.
– 4 colheres de sopa de suco de uva integral

Modo de preparo:
Coloque num potinho o suco e a chia. Mexa por dois minutinhos. Coloque na geladeira e deixe dormir por uma noite. Pela manhã espalhe a geleia na sua torrada ou pão integral.

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Torta integral de atum

torta integral de atum

Essa receita é um sucesso! Super fácil de fazer e uma delícia!

Torta integral de atum e legumes

Ingredientes:
Massa:
– 2 ovos
– 3/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
– 1 xícara de leite semi-desnatado ou vegetal
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de sal
– 1 xícara de farinha de trigo integral
– 1/2 xícara de farinha de chia

Recheio (sugestão):
– 1 lata de atum em óleo (escorrer bem o óleo!)
– Brócolis (1 unidade inteira, com talos e tudo)
– 3/4 xícara de tofu (ou ricota/queijo minas light)
– 1 dente de alho
– 1 tomate picadinho
– 1 cenoura ralada
– Sal, orégano e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Massa:
Bater tudo no liquidificador, sendo primeiro os líquidos. Adicione as farinhas e o sal e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento em pó e bata ligeiramente
Recheio:
Refogue o alho picado no azeite de oliva e acrescente o brócolis. Num prato misture o tofu com a cenoura, o tomate e sal, orégano e pimenta do reino a gosto. Misture com o brócolis e alho refogados.
Montagem: Unte uma forma ou pirex com azeite e farinha integral e coloque metade da massa. Espalhe metade do recheio, cubra com o restante da massa e espalhe o restante do recheio por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus C e asse por 45 a 50 minutos.

E o melhor dessa torta de atum é que dá pra ir alterando o recheio com o que tiver na geladeira!