Óleo de cártamo

Recebi esses dias um pedido para falar sobre óleo de cártamo. Você já utilizou?

Ele não é novo! Surgiu lá por 2009 prometendo acelerar o metabolismo, reduzir o apetite, auxiliar na queima de gordura corporal, controlar colesterol e reduzir celulite.
Ou seja: praticamente a cura de todos os males né! Quem não quer? 😍😂

Só que não né povo! Quando o milagre é muito o Santo desconfia! Foi muita promessa e pouca comprovação!
Ainda há bastante controvérsia nos resultados encontrados!

Ah nutri… mas se não faz bem, não também não faz né!

Esquece essa frase! Um monte de coisa “natural” pode fazer mal sim.
O óleo de cártamo é fonte de Ômega 6. Um tipo de gordura essencial, mas que já costumamos consumir em grande quantidade e cujo excesso se associa a inflamação subclínica.

E na hora de acreditar na próxima pílula mágica do emagrecimento: ela não existe!
Ou melhor: existe! Dentro de você! 😉😘

Por que não ganho massa magra?

Você malha… mas o ganho de massa magra que é bom tá difícil?
Vem que eu te explico as 4 principais causas para essa dificuldade!

Ômega 3

Vamos falar sobre o ômega 3?
Suplemento famoso e muito utilizado!
Mas afinal: é pra todo mundo? Existem boas fontes na alimentação? Como escolher uma boa suplementação de ômega 3? Confere tudo isso no vídeo!

Whey protein: precisa?

whey

E aí, será que realmente whey protein é indispensável pra quem busca aumentar massa magra?

 Não, não é indispensável! Mas também não é um vilão como já vi muitas pessoas pensando!

 O whey protein é uma excelente fonte de proteínas, substrato indispensável para a síntese muscular (mas não o único!). Mas… conseguimos muito bem suprir essa necessidade proteica através da alimentação! 

 O whey pode entrar simplesmente como um facilitador! Naquele dia corrido em que falta tempo pra preparar frango/ovo, etc ou apenas para variar a fonte proteica do dia a dia!

 Conversa com o teu nutri (e por mais que outras pessoas indiquem, quem deve te indicar é o seu nutricionista!) pra saber sobre doses e horários.
A grande maioria das pessoas consome mais do que dá conta de absorver de uma só vez e não distribui como deveria para obter os melhores resultados! 
E se você não quer usar whey e quer ganhar massa magra conversa com teu nutri também pra ajustar a alimentação! 😘

O problema das suplementações prontas

neutrofer

As vezes eu fico impressionada com a capacidade de “avacalhagem” da indústria.
 Suplementação pronta de ferro para BEBÊS de 7 meses com:
 sabor brigadeiro 😣
 adoçante sucralose (associado a disbiose) 😣 e
 acréscimo de corante Caramelo IV (associado a risco aumentado para câncer!). Sério! Porqueeee? 
 Por essas e outras que as suplementações manipuladas quase sempre são alternativas melhores para crianças e adultos. Com a orientação de um nutricionista é possível escolher as doses e manipular mais naturalmente, sem corantes, edulcorantes ou conservantes artificiais.
 Ai Ana, mas é só um pouquinho… Sim, um pouquinho diariamente. Justamente nessa fase de desenvolvimento (se considera que até os 2 anos a maioria dos genes para doenças futuras é “ligado ou desligado”) e formação de paladar. Prefiro minha filha comendo brigadeiro de verdade com 1 ano que tomando suplemento porcaria de brigadeiro todo dia.
Pronto falei! 
#revoltada #temquelerosingredientes#dosremediostambem 

Vitamina D

O tema do vídeo da semana é Vitamina D! Qual a sua importância, como obter e quais os níveis adequados para a saúde?

Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 é uma das que mais observo no consultório! Eu diria que cerca de 70% dos meus pacientes apresentam valores inferiores a 400 (mínimo desejado)!

 Não é difícil obter fontes dessa vitamina na alimentação. Fontes animais (carne, frango, peixe, ovos, leite e derivados) são fontes dessa vitamina.

 Então porque mesmo consumindo as fontes é comum termos deficiência? 
 Porque o problema costuma estar na absorção! Precisamos ter um estômago sem alteração, com produção adequada de ácido clorídrico e precisamos também ter um intestino saudável, sem disbiose.

 Má alimentação, gastrite, disbiose e uso de determinadas medicações (citadas na imagem) são causas comuns de deficiência.

 Se você possui 1 ou mais sintomas de deficiência procure solicitar exames laboratoriais e suplementar se necessário. 

Obs: veganos devem ficar ainda mais atentos a essa vitamina e a sua suplementação.

B12

Suplementação

Será necessário fazer uso de suplementação para praticar atividade física?

Tire as suas dúvidas no vídeo de hoje!

 

Colágeno hidrolisado: funciona?

Essa dúvida é bastante frequente no consultório. Será que a suplementação de colágeno hidrolisado funciona? Será que deixa a pele maravilhosa e livre de flacidez como promete?

colgeno-hidrolisad

Bom, primeiro vamos entender quem é o colágeno! 😉

O colágeno é uma proteína presente no organismo não apenas na pele, mas também em tendões, ossos e músculos. E como toda proteína é composto por 20 aminoácidos.

O que acontece é que o colágeno que ingerimos não é absorvido inteiro e encaminhado diretamente para a nossa pele (bem que seria fácil assim né?)!

Como toda proteína, ele é “quebrado” após a digestão em aminoácidos e esses aminoácidos sim, é que serão absorvidos!

E todas as proteínas do nosso corpo são constituídas de aminoácidos. Ou seja: o nosso corpo utilizará os aminoácidos do colágeno para aquilo que precisar: produção de anticorpos, células sanguíneas, músculos, tendões…

Não há absolutamente nenhuma garantia de que sobrará aminoácidos suficientes do colágeno para serem utilizados pela pele!

O colágeno do nosso corpo é PRODUZIDO pelo nosso corpo!
Para produzir colágeno precisamos não apenas dos aminoácidos, mas também de vitamina C, vitamina A, ferro, zinco e silício… nutrientes que encontramos em alimentos saudáveis como grãos, cereais integrais e hortaliças.

Nutri então não devo usar colágeno?
Eu não diria que não deve! Mas com certeza não deve utilizar esperando maravilhas pela pele.
Porém se você estiver saudável, com um intestino saudável (já que é lá que o colágeno e todos os demais nutrientes são absorvidos) e com uma alimentação bem equilibrada, o colágeno hidrolisado pode entrar dentro do contexto de uma alimentação saudável sim.

Converse com seu nutri sobre quantidade e horários e para os demais ajustes dietéticos pra que esse suplemento seja bem utilizado. 😉