Leite de avelãs

Além do leite de coco caseiro que é uma delícia e cuja receita já passei por aqui, hoje passo outra opção de leite vegetal testado e SUPER aprovado: leite de avelãs!

As avelãs são fontes de cálcio, vit E, potássio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, proteína e fibras.

Há 2 formas de preparar (e eu testei as duas!). Uma é mais fácil e fica saboroso e a outra mais trabalhosa mas fica ainda mais saboroso. 😛

Você decide! Vamos às duas opções:

1) Fácil e saboroso:
-> Deixe uma xícara de avelãs de molho em água filtrada por cerca de 8 horas.
Após, despreze essa água e liquidifique as avelãs com 3 a 4 xícaras de água filtrada (usei 3 xícaras… fica mais grossinho que o leite de vaca comum). Coe com o auxílio de uma fralda fina e armazene em geladeira (preferencialmente por até 3 dias).

2) Mais trabalhoso e mais saboroso:
-> Torre 1 xícara de avelãs em frigideira anti-aderente bem quente até começar a sair a casquinha. Transfira as avelãs para um pano úmido e esfregue as avelãs com o pano para soltar as casquinhas. Quanto mais você conseguir tirar mais branquinho fica o leite e também mais saboroso.
Aí é só fazer como o outro: deixar de molho por 8 horas, liquidificar bem com água e depois coar.

avelãs (1)

Se você já quiser deixar o leite mais docinho pode liquidificar junto algumas tâmaras que dão um adocicado delicioso ao leite! Aí é só misturar a frutas de sua preferência, cacau ou consumir com café.

avelãs (2)

Não jogue fora o bagaço que sobra das avelãs! Depois você pode secá-lo em uma frigideira anti-aderente e utilizar essa farinha em receitas.

One thought on “Leite de avelãs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *