Ovo: quantos posso comer?

Hoje é dia de responder a dúvida de mais uma leitora! 😀
A Sabrina Freitas me perguntou no Facebook sobre o ovo e quantos poderiam ser consumidos por dia.

O que você acha?

ovo

O ovo já foi considerado vilão pelos seus elevados níveis de colesterol, porém hoje sabemos que apesar de conter colesterol o ovo não eleva o nosso colesterol!

Mas não é apenas esse o seu benefício, longe disso! O ovo é um dos alimentos mais completos existentes: o ovo contém colesterol, mas sua maior proporção é de gordura insaturada, benéfica para a saúde, já que diminui o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom)!

É ainda uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico.
Contém substâncias antioxidantes e apresenta também numerosas vitaminas e minerais: A, E, D, K, ácido fólico, B12, B6, B2, B1, ferro, fósforo e zinco.
Ah, mas toda a vitamina A, E e D que um ovo possui ovo é encontrada na gema, viu? Portanto: não jogue a gema fora!!

Outro nutriente importante presente no ovo é a colina, fundamental para a memória, sendo extremamente benéfico para gestantes e crianças.

Estudo de 2008 mostrou ainda que o ovo tem ação antiinflamatória, de auxílio no emagrecimento, de aumento do HDL (o colesterol “bom”) e de redução dos níveis de insulina.

Se conseguir, priorize sempre os ovos caipiras! Eles contém mais vitaminas, especialmente A, D, E e K pela alimentação dessas galinhas e por elas pegarem sol (sim, tudo isso influencia 😛 ).

Ok Ana… já me convenceu a comer ovo! \o/

-> E quantos ovos posso comer por dia?

De acordo com estudos mais recentes até 4 ovos por dia não aumentam nossos níveis de colesterol, pelo contrário!

Isso não significa que você precise ou deva comer 4 ovos por dia! Cada um de nós tem necessidades individuais de acordo com idade, nível de atividade física, objetivos, etc. Portanto: converse com o seu nutricionista! Ok? 😉

Beijo da Nutri!

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