Como preservar os nutrientes?

nutrientes

Recebi essa dúvida de uma seguidora em relação a introdução alimentar dos bebês. Mas a informação é a mesma em relação a nossa alimentação também. 
O assunto é extenso! Então na verdade vou trazer algumas dicas importantes e simples:
 Não cozinhe vegetais excessivamente. Quanto maior o tempo de cocção, maior a perda de nutrientes. Vegetais não devem ficar molengas. Devem ter consistência mais tenra!
 Prefira cozinhar vegetais no vapor e não na água! Assar também é uma boa alternativa. A perda de vitaminas para a água é muito maior!
 Assar ou cozinhar vegetais com casca (deixando pra remover – ou não – só depois) preserva mais os nutrientes!
 Deixe feijão e outras leguminosas de molho em água por pelo menos 12h,desprezando essa água e cozinhando com água nova. Assim reduzimos fatores anti nutricionais que prejudicam a absorção de nutrientes.
A maioria dos nutrientes são melhor absorvidos ao consumir os vegetais e frutas crus. Mas há exceções! O betacaroteno (da cenoura, abóbora) e o licopeno (do tomate) são melhor absorvidos após cocção e com acréscimo de azeite! 😉
 Congelamento é uma ótima alternativa e pode ser utilizado! A grande maioria dos nutrientes mantém boa preservação!
 Agora mais em relação aos pequenos: ao liquidificar/processar também há perda de alguns nutrientes e fibras. Prefira amassar apenas. 😉

 Ficou alguma dúvida de fora? Me pergunta que eu complemento! 😉

 

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