Colágeno hidrolisado: funciona?

Essa dúvida é bastante frequente no consultório. Será que a suplementação de colágeno hidrolisado funciona? Será que deixa a pele maravilhosa e livre de flacidez como promete?

colgeno-hidrolisad

Bom, primeiro vamos entender quem é o colágeno! 😉

O colágeno é uma proteína presente no organismo não apenas na pele, mas também em tendões, ossos e músculos. E como toda proteína é composto por 20 aminoácidos.

O que acontece é que o colágeno que ingerimos não é absorvido inteiro e encaminhado diretamente para a nossa pele (bem que seria fácil assim né?)!

Como toda proteína, ele é “quebrado” após a digestão em aminoácidos e esses aminoácidos sim, é que serão absorvidos!

E todas as proteínas do nosso corpo são constituídas de aminoácidos. Ou seja: o nosso corpo utilizará os aminoácidos do colágeno para aquilo que precisar: produção de anticorpos, células sanguíneas, músculos, tendões…

Não há absolutamente nenhuma garantia de que sobrará aminoácidos suficientes do colágeno para serem utilizados pela pele!

O colágeno do nosso corpo é PRODUZIDO pelo nosso corpo!
Para produzir colágeno precisamos não apenas dos aminoácidos, mas também de vitamina C, vitamina A, ferro, zinco e silício… nutrientes que encontramos em alimentos saudáveis como grãos, cereais integrais e hortaliças.

Nutri então não devo usar colágeno?
Eu não diria que não deve! Mas com certeza não deve utilizar esperando maravilhas pela pele.
Porém se você estiver saudável, com um intestino saudável (já que é lá que o colágeno e todos os demais nutrientes são absorvidos) e com uma alimentação bem equilibrada, o colágeno hidrolisado pode entrar dentro do contexto de uma alimentação saudável sim.

Converse com seu nutri sobre quantidade e horários e para os demais ajustes dietéticos pra que esse suplemento seja bem utilizado. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *