Água alcalina: funciona?

12717612_1340392589312269_9038329059365502916_n

Até ano passado só se falava em água alcalina. Lembra?
Todo mundo tinha que comprar água alcalina ou o filtro alcalinizador para tornar o pH da água alcalino e consequentemente tornar também o corpo mais alcalino – ou então estaria fadado à morte lenta! 😛

Exageros à parte, quero apresentar pra vocês esse excelente artigo escrito pela equipe da VP Consultoria e que desmistificou essa questão!

No estudo foram comparadas 256 marcas de água brasileiras das quais se calculou o valor de PRAL, que significa Cálculo do Potencial de Carga Ácida Renal, o qual leva em consideração as diferentes taxas de absorção intestinal dos nutrientes contribuintes, o balanço iônico para cálcio e magnésio e a dissociação do fosfato a pH 7,4. Quanto mais negativo o valor de PRAL, mais alcalinizante é o alimento/bebida.

Já foi demonstrado que águas minerais alcalinizantes tem claro efeito sobre a manutenção da saúde óssea e redução da perda de massa muscular em idosos.

Porém, o que o estudo encontrou é que pH alcalino NÃO é sinônimo de potencial alcalinizante!

Algumas águas minerais com valor de pH ácido apresentaram valores negativos de PRAL, exercendo, assim, potencial efeito alcalinizante no organismo.
Como exemplo, uma das águas minerais incluídas na análise com valor de pH de 6,6, apresentou valor de PRAL de –11,3. Por outro lado, outra água mineral, essa com valor de pH de 9,9, apresentou valor de PRAL de –0,2, que pode ser considerado
neutro. Assim, constata-se que o valor de pH não prediz a ação alcalinizante ou acidificante no organismo. Isso se deve ao fato de o valor de pH de alimentos e bebidas não influenciar no equilíbrio ácido-base do organismo, pois não necessariamente reflete a capacidade de liberação de precursores de ácidos e bases.
O magnésio e bicarbonato apresentaram‑se como os principais preditores negativos do PRAL – quanto maior o teor destes, menor o PRAL, ou seja, maior o potencial alcalinizante da água.

Resumo da ópera? Não acredite em tudo o que vê/lê! Especialmente quando se trata da “última moda”: os estudos precisam de um certo tempo pra acontecer! Busque informação com profissionais atualizados.
Beba muita água, independentemente da marca! Se alimente bem: frutas e vegetais tem excelente potencial alcalinizante, ao contrário de farinhas e açúcares.
Converse com seu nutricionista. 😉

 

Quer receber novidades e conteúdo exclusivo? Então cadastre-se aqui

3 thoughts on “Água alcalina: funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *