5 Dicas para Turbinar a sua Imunidade

Com esse tempinho frio (e chuvoso ūüôĀ ) de Floripa tenho ouvido de muitos pacientes e colegas a mesma queixa: a queda na imunidade. E a√≠ muitos me dizem: “Ah Ana, to na terceira gripe mas √© normal n√©?” Ou “To com coriza h√° 3 semanas mas √© assim mesmo…”.

gripe

Não, se você tem ficado doente com muita frequência algo não está normal! Vou te dar 5 Dicas bem importantes pra reforçar a imunidade:

1) Mantenha um consumo frequente e variado de frutas, saladas e legumes: quanto mais colorido melhor!
Tenho visto muitas pessoas excluindo as frutas nessa √©poca por “pregui√ßa” e substituindo apenas por p√£es ou biscoitos. N√£√£√£oooo!! P√£es/biscoitos n√£o v√£o te ofertar praticamente nada de nutrientes, n√£o v√£o contribuir pra tua sa√ļde e muito menos fornecer substrato pra que o teu corpo consiga produzir defesas contra invasores (contra o v√≠rus da gripe por exemplo).

2) Mantenha um consumo frequente de fontes de vitamina C.
N√£o, aquelas megadoses de vitamina C da farm√°cia n√£o s√£o efetivas… apenas deixam seu xixi muito rico em vitamina! Mas ingerir frutas ricas em vitamina C no dia a dia √© fundamental pra manter a imunidade sempre em alta. Alguns exemplos: kiwi, morango, lim√£o, laranja, acerola, vergamota, etc.

3) Evite leite e derivados se você está com gripe!
O leite e os seus derivados aumentam a produção de muco, aumentando secreção mucosa em nariz, garganta e piorando o desconforto.

4) N√£o abandone a √°gua!
Tomar menos água afeta o funcionamento do nosso corpo como um todo (somos 70% água, lembra?), inclusive o nosso sistema respiratório. Se não ingerimos água o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças. Deixe uma garrafinha por perto e vá bebendo ao longo do dia, mesmo sem sede! A sede já é um sinal de desidratação.

5) Não abandone o exercício!
A atividade f√≠sica tamb√©m √© fundamental pra que possamos ter uma boa imunidade. Al√©m disso, se voc√™ tem o objetivo de emagrecer, a boa not√≠cia √© que a atividade f√≠sica no inverno acelera ainda mais o metabolismo que em temperaturas mais quentes j√° que nosso corpo precisa “fazer mais esfor√ßo” pra manter sua temperatura.

Espero ter contribuído pelo menos um pouquinho pra ver todos vocês bem no inverno, aproveitando o que ele tem de bom (ai como eu gosto! <3 ).
Tem seguido as minhas dicas e mesmo assim tem gripado muito? Consulte um nutricionista! Existem várias outras causas (como deficiência de alguns nutrientes) que podem levar a essa queda de imunidade.

Beijo da Nutri!

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