Não deixe o abacate estragar!

Abriu o abacate e não vai comer tudo de uma vez?

 Guarda na geladeira a outra parte com a semente! A semente ajuda a conservar!
 Além disso guardar essa metade em pote hermético ou envolvido por filme plástico também ajuda a não entrar ar e não oxidar! 🤗

 Só isso já está bom! Mas se quiser garantir que não escureça pode também espremer um pouco de limão por cima! 😋

 O tempo? Uns 4 dias na geladeira.

 Vai demorar mais pra consumir? Aí só congelando!
 O abacate congelado pode ser usado em batidas. Com banana e cacau ou com polpa de açaí por exemplo fica um “sorvetinho” Mara! 😝

Nada de jogar 🥑 fora depois dessas dicas! 😉😘

Higiene do Sono

E continuamos falando sobre sono! Considero esse tema mega importante! Atendo muitas pessoas que dormem mal e/ou pouco! E aí já viu: indisposição, irritação, memória ruim e emagrecimento que não engata!😩
Como é o seu sono?

Algo que funciona bem para MUITAS pessoas é seguir algumas mudanças de hábitos conhecida como Higiene do Sono .
É como se você seguisse algumas rotinas para “ensinar” seu corpo que é hora de dormir. Como costumamos fazer com as crianças, sabe? 😝

Por exemplo:
✔️ Procure ter horários parecidos para dormir e acordar. Se cada dia você faz um horário diferente seu corpo nunca se acostuma!
✔️ Evite cochilos muito longos fora de hora aos finais de semana. Tendem a desregular o sono da noite e bagunçar seu relógio biológico!
✔️ Evite café e fontes de cafeína após às 17h!
✔️ Um dos mais importantes: Evite celular/tv/computador próximo da hora de dormir! Essa luminosidade afeta a sua produção de melatonina e a atrapalha a indução do sono!
✔️ Por outro lado, sabe um ótimo hábito noturno? Ler livro! Assim fugimos da luminosidade das telas e vamos relaxando!
✔️ Chás relaxantes também ajudam bastante! Camomila e Melissa por exemplo! Melhor se utilizar a própria erva! E claro, não vale adoçar! 😝

 E aí, o que achou dessas dicas? Já aplica?

Malhar a noite x Sono

Ontem falei sobre ciclo circadiano e recebi essa dúvida super pertinente!

 Se o horário mais fisiológico pra gente fazer atividade física seria pela manhã, entre 6-9h (horário em que ocorre aumento dos níveis de cortisol, adrenalina e testosterona), então é ruim malhar a noite? Pode atrapalhar o sono?

▶️Bom, se você TEM a opção de escolher, realmente malhar cedo é bem vantajoso!

Mas nem sempre podemos escolher né! E malhar a noite é melhor que ser sedentário!!

Para não prejudicar seu sono (super importante dormir bem!) tente apenas se exercitar com intervalo igual ou superior a 2h antes de dormir! Esse intervalo parece ser o suficiente para a normalização do nosso ritmo corporal e da produção de hormônios.

O exercício – com esse intervalo – pode inclusive auxiliar no relaxamento para um sono de qualidade!

Por aí o exercício acontece em qual horário?
E o seu sono? Como está?

Relógio Biológico

Como anda a sua disposição ao longo do dia?
Acorda se sentindo bem? Ou a vontade era de ficar na cama por mais tempo?
A tarde sente sono? Vontade de comer doces?
E fim de tarde? Cai também a disposição ou sente que acelera nesse horário?
Sabia que muitos desses “sintomas” tem relação com o seu ciclo circadiano, também conhecido como relógio biológico? Vem entender e saber o que fazer para aumentar sua disposição!

Redes sociais e a Perfeição!

Sabe uma certeza que você deve ter nas redes sociais?

Esquece a perfeição! Ela não existe‼️

A musa fitness super sarada usa anabolizante.

A mulher que não envelhece nunca faz botox religiosamente.

O casal mega romântico não tá tão bem assim.

A blogueira super bem sucedida na verdade não é tão bem sucedida.

Aqui todos mostram suas alegrias. Viagens. Corpos sarados. Seus melhores ângulos. E tá tudo bem!

O problema é quando olhamos de fora e questionamos a nossa própria vida: nosso corpo, relacionamento, sobre sermos ou não bem sucedidos.

E sabe? Não tem nada de errado com a sua vida!

Busque melhorar e alcançar as suas metas… mas por você e pra você!
Esqueça a grama do vizinho! Ela não é tão verde quanto parece! 😉

Dieta na Mão

💁“Vou na nutricionista pegar uma dieta”
🤷“Sabendo o que eu tenho que comer vai ficar mais fácil”

E aí você pega a dieta, começa animada nas primeiras semanas. Mas logo desanima, deixa de seguir e decide não voltar… afinal, o que você vai dizer?
Você já “sabia o que fazer” e não fez. 😔

 Você já passou por essa situação? Tenho muitos pacientes que já! 🙈😂

 Queridos! Salvo raras exceções, não é um papel que vai mudar o teu hábito alimentar!
Não é do dia para a noite!

Deixa eu dar algumas dicas para aumentar tua chance de sucesso:
✔️ Decida mudar quando for o SEU momento de mudar. Ir empurrado por mãe/marido/esposa tem grande chance de fracasso.
✔️ Seja totalmente sincero com seu nutricionista. Se você diz que tá topando tudo… o plano alimentar vai ser bem regrado!
✔️ Esqueça aquela besteira de “8 ou 80”. Comeu besteira hoje? Segue a rotina amanhã!
✔️ Não seguiu 100%? E quem disse que consulta com nutricionista é pra colocar uma estrelinha no seu mural? 😂 O objetivo é exatamente te ajudar a chegar lá. O que podemos mudar/ajustar para ter resultados melhores? Aqui sinceridade com o nutri continua fundamental!
✔️ Foca nas mudanças. Foca no processo! Deixa o peso como uma consequência que dá certo! 🙏

E por aí? Você vive em efeito sanfona? Ou já conseguiu passar por esse processo? Conta pra gente teu segredo! 😅😘

Tapioca ou Pão?

Quer dizer que a internet te ensinou que a Tapioca é a Mocinha que te ajuda a emagrecer e o Pão é o vilão malvado que te faz engordar. É isso? 🙈

E se eu te disser que não é bem por aí?

 A tapioca é basicamente a fécula da mandioca, ou seja, é resultado do processamento do aipim. Não é um alimento rico em vitaminas e minerais. Também não é um alimento com ação no emagrecimento. Pelo contrário. Por ter poucas fibras tem um alto índice glicêmico. O que significa que aumenta rapidamente glicose e insulina após sua digestão e favorece o acúmulo de gordura.

🙎 Preciso excluir então nutri? Não necessariamente. Melhoramos bastante a carga glicêmica da refeição com tapioca fazendo algumas combinações, como por exemplo com fibras e proteína. A famosa crepioca por exemplo já é uma alternativa mais interessante!

E o pão integral? Não necessariamente é vilão!
Existem milhões de pães integrais! Entendo que confunde mesmo! As melhores alternativas geralmente encontramos em lojas de produtos naturais!
Procure lembrar de observar os ingredientes na lista: como sempre estão em ordem, é importante que os primeiros ingredientes sejam saudáveis (ex: farinha de trigo integral, farinha de arroz integral, batata doce ou aipim, etc). Se o primeiro ingrediente é farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico é pegadinha! Significa que o pão tem mais farinha branca que integral!
Além disso, não deve ser uma lista super extensa e cheia de nomes estranhos! Quanto menos aditivos melhor.
Lembre-se: comida estraga! Então esse tipo de pão precisa ser mantido no freezer e ser aquecido na hora do consumo (direto na torradeira por exemplo).

 Alem disso vale lembrar: nem só de pão e tapioca precisa viver um café da manhã! Né?
Que tal uma panqueca? Um bolo integral? Apenas frutas e ovos? Um pedaço de aipim + fruta + ovo? 🤔😋😍
São taaaaantas opções!
Ao invés de te propor excluir uma opção (pão ou tapioca) quero te convidar a incluir novos alimentos e variar mais! Que tal? Topa? 😉

Gases

Você já sofreu (ou pior: ainda sofre!?) com excesso de gases?
Conheça as causas mais comuns e o que fazer para melhorar esse sintoma!