Organização na alimentação

Motivação ajuda? Sim… mas, infelizmente, eu observo que ela representa apenas um inicial e pequeno passo rumo ao seu objetivo.

O que considero fundamental MESMO e determinante no sucesso da tua reeducação alimentar (seja qual for o teu objetivo) é ter ORGANIZAÇÃO.

 Não há motivação que resista a chegar em casa tarde da noite, morta de fome e sem nada saudável pronto ou pré pronto. Pode ter certeza! 

 Ana, então precisa cozinhar final de semana a refeição pra semana toda?

 Talvez sim, talvez não. Depende da sua disposição em cozinhar final de semana e dias de semana, se tem problemas ou não em repetir mais o cardápio e por aí vai.

 Vou dar algumas ideias do que eu faço por aqui e pode ajudar aí também:
 Feira semanal – não pode faltar frutas e verduras em casa!
 Mercado e loja de produtos naturais – geralmente dá manter legal com compras quinzenais. Oleaginosas por exemplo não é interessante comprar pra muito tempo.
 Lavar pelo menos os folhosos quando chegar da feira. Se você armazena lavado e bem sequinho eles duram mais e estando pronto você não deixa de comer!
 Cozinhar pelo menos 2-3 refeições completas por semana em maior quantidade pra ter algumas sobras congeladas. Ex: arroz integral, feijão e quibe + mix de legumes e num outro dia escondidinho de frango com purê de abóbora + saladas cruas. 😋
 Quanto ao tempo de armazenamento desses alimentos prontos: geralmente uns 3 dias na geladeira e até 1 mês no freezer!
 Dependendo do seu ritmo de trabalho pode ser uma boa opção comprar marmitas saudáveis congeladas e ter no freezer também. Muitas vezes salva naquela correria da semana! Mas precisa – de qualquer forma- ter a salada pré organizada pra acompanhar também. 😉

 Curtiu as dicas? Tem outras pra acrescentar? Conta aqui! 🤗

Diabetes Gestacional

O vídeo da semana é sobre Diabetes gestacional. Se você está grávida ou pretende estar em breve venha entender melhor para prevenir essa alteração!

Atividade física

Por aí o exercício regular também é uma meta difícil? Também te exige aquele “esforço extra”?

Por aqui não é diferente! Já até “desabafei” no stories! 😝
Sempre tive dificuldade em manter uma regularidade. Já fiz musculação, dança, pilates (nesse último me achei e fiquei bastante tempo direto).

 Mas aí a Bia nasceu e o que já não era prioridade pra mim ficou “impossível”. Com quem deixar ela? Em que horário ir? E vem a famosa culpa materna e a gente vai se deixando pra depois…

 Não sei qual vai ser a tua motivação, o teu start! Confesso que o meu foi uma avaliação física pela parceira @nutri_keniarosa que identificou mais % de gordura corporal do que eu gostaria. 😂😂 Decidi e iniciei na mesma semana. Iniciei (novamente) com o que eu gosto e com o que é possível pra mim no momento. Tenho feito pilates 2x por semana e musculação (de leve obviamente 🙈) aos finais de semana na academia no prédio.

 O mais importante é que ao decidir começar: comece! Saia de casa e faça! Mesmo sem vontade!

 Pra quem está parado não tem jeito. Você nunca vai acordar um dia morrendo de vontade de se exercitar. A nossa tendência é colocar milhões de empecilhos e ficar em casa. Não é? 🙈

 Mas (juro): chegando lá você faz e vale a pena! E também, aos poucos melhora a disposição e a vontade vem!!

Por aí o exercício regular também é uma meta difícil? Também te exige aquele "esforço extra"?⏩Por aqui não é diferente! Já até "desabafei" no stories! 😝Sempre tive dificuldade em manter uma regularidade. Já fiz musculação, dança, pilates (nesse último me achei e fiquei bastante tempo direto).⏩ Mas aí a Bia nasceu e o que já não era prioridade pra mim ficou "impossível". Com quem deixar ela? Em que horário ir? E vem a famosa culpa materna e a gente vai se deixando pra depois…⏩ Não sei qual vai ser a tua motivação, o teu start! Confesso que o meu foi uma avaliação física pela parceira @nutri_keniarosa que identificou mais % de gordura corporal do que eu gostaria. 😂😂 Decidi e iniciei na mesma semana. Iniciei (novamente) com o que eu gosto e com o que é possível pra mim no momento. Tenho feito pilates 2x por semana e musculação (de leve obviamente 🙈😂) aos finais de semana na academia no prédio.⏩ O mais importante é que ao decidir começar: comece! Saia de casa e faça! Mesmo sem vontade!⏩ Pra quem está parado não tem jeito. Você nunca vai acordar um dia morrendo de vontade de se exercitar. A nossa tendência é colocar milhões de empecilhos e ficar em casa. Não é? 🙈⏩ Mas (juro): chegando lá você faz e vale a pena! E também, aos poucos melhora a disposição e a vontade vem!!

Publicado por Nutricionista Ana Melo em Domingo, 15 de abril de 2018

Panqueca com farinha de banana verde

Sabe aquela panqueca clássica de banana e aveia que eu faço sempre?
Fiz essa variação dela e AMEI! Além de saborosa, super interessante nutricionalmente! 😉

 Panqueca de banana com farinha de banana verde
✔️ 1 banana bem madura (usei a branca)
✔️ 1 ovo caipira
✔️ 1 colher de sopa de farinha de banana verde
✔️ 1 colher de chá de cacau em pó

 Amassa a banana e mistura com os demais ingredientes. Leve ao fogo baixo em frigideira antiaderente untada com óleo de coco. Nessa eu coloquei mais uma banana picadinha antes de virar, mas pode comer a panqueca pura ou acompanhada de mel, pasta de amendoim, geleia… vê com teu nutri. 😉😘

Quibe com quinoa

Sabe a quinoa que eu falei por aqui?
Pois hoje ela foi a estrela do meu almoço! 😋

Aí tem: saladas (Alface, rúcula e tomate cereja)  quinoa cozida (em substituição ao arroz)  lentilha com couve  quibes assados com quinoa.

 Esse quibe é bem simples, mas fica uma delícia e é ótimo pra fazer em quantidade maior congelar.

Receita do Quibe de quinoa:

 1kg de carne moída magra

 2 xícaras de quinoa cozida (cozinha como se fosse arroz: 1 xícara de quinoa para 2 de água)  1 cebola picada

 1/4 de xícara de hortelã picada

 1 colher de chá de tempero sírio

Sal a gosto

 Mistura tudo e molda em formatos de quibe. Coloca em forno médio pra assar por cerca de 35 minutos. Acompanhado de limão fica uma delícia! 😋

Granola

O vídeo da semana é sobre a granola! Você gosta?
Eu vejo que muitas pessoas optam por consumir a granola como uma boa opção para a saúde ou para o emagrecimento.
Porém… nem todo mundo sabe como escolher uma granola realmente saudável e aí o tiro pode sair pela culatra! 
Vem ver o vídeo pra entender melhor e aprender a escolher uma granola saudável de verdade!

Quinoa

Descobri hoje no meu stories que muita gente ainda não conhece a quinoa! 

Bóra variar mais e conhecer gente! Topam? 

A quinoa é um grão super saudável! É fonte de carboidratos, mas possui uma quantidade de proteína elevada em comparação com o arroz integral, batata doce e outras fontes.

É ainda rica em muitos nutrientes, fonte de fibras e possui um baixo índice glicêmico, o que a torna uma opção bem interessante pra quem quer fazer refeições que tragam saciedade ( quem não quer? 😝) e perder peso.

 Mega simples de preparar! Só cozinhar como se fosse arroz: 1 xícara de quinoa (em grão) para 2 xícaras de água. Pode ser usado no lugar do trigo de quibe para fazer tabule ou o próprio quibe, ou ainda ser consumido no lugar do arroz. Pra isso pode antes refogar com temperos como cebola, alho, brócolis… Pode ainda acrescentar frango ou cogumelos e consumir como um risoto mesmo – também conhecido como quinoto.

 Quem já provou me conta: gosta? Se sente saciado?

Purê de abóbora

Tem mais algum fã de abóbora por aí? 

E esse purê de abóbora do almoço de hoje ficou tão delicioso que quero compartilhar o “segredo” com vocês! 

Fiz assim:
 Cozinhei a abóbora cabotia picada e com casca o suficiente até conseguir amassar.
 Tirei a casca depois de cozida e amassei.
 Em uma panela coloquei manteiga e refoguei alho e cebola, acrescentei a abóbora amassada, temperei com sal, curry e pimenta caiena.
 Acrescentei um pouco de leite de coco pra deixar mais molinho e finalizei com salsinha picada!
Delicioso!! 

Alimentação saudável

Resultado da enquete que fiz esses dias. Pra você o mais difícil também é manter uma alimentação saudável?

alimentação saudável

 Se sim, tenho algumas sugestões pra te dar e começar a mudar isso:
 Coloca a balança em segundo (ou terceiro, ou quarto) plano! Ficar neurótico com metas impossíveis de peso só vai te trazer frustração (e até menos resultado). Além disso, balança não avalia composição corporal. É importante lembrar que músculo pesa mais que gordura!
 Não compare o seu resultado com o do vizinho. Pessoas diferentes, metabolismos diferentes, respostas diferentes!
 Pare de seguir blogueiras fitness! 😅

 Eu sei que tu tens várias idéias pré concebidas do que é alimentação saudável e que ajuda a emagrecer. Sobre isso: será que alguns conceitos espalhados por aí se aplicam a todo mundo? E principalmente: se aplicam pra você? Vale procurar investir em um acompanhamento individualizado.
 Além disso: se pergunte sempre se você conseguiria manter as restrições que você está fazendo a longo prazo. Por 1 ano, por exemplo? Se a resposta for um não, vale dar um passo atrás e pensar em mudar a estratégia.
 O que você pode melhorar HOJE no seu hábito alimentar? O que você pode mudar em seguida?
 Que tal traçar 3 metas para as próximas 2 semanas? E depois reavaliar e traçar novas metas? 

 Criar novos hábitos é um processo. É raríssimo ter sucesso a longo prazo pulando etapas. É preciso fazer, sentir a dificuldade, cair, voltar, insistir. Cada degrau avançado nesse processo conta!

 E aí, me conta qual a sua maior dificuldade? 

Introdução Alimentar: 1 ano

O seu bebê fez 1 ano (como a minha)? Veja as novidades alimentares importantes dessa fase!