Como preservar os nutrientes?

nutrientes

Recebi essa dúvida de uma seguidora em relação a introdução alimentar dos bebês. Mas a informação é a mesma em relação a nossa alimentação também. 
O assunto é extenso! Então na verdade vou trazer algumas dicas importantes e simples:
 Não cozinhe vegetais excessivamente. Quanto maior o tempo de cocção, maior a perda de nutrientes. Vegetais não devem ficar molengas. Devem ter consistência mais tenra!
 Prefira cozinhar vegetais no vapor e não na água! Assar também é uma boa alternativa. A perda de vitaminas para a água é muito maior!
 Assar ou cozinhar vegetais com casca (deixando pra remover – ou não – só depois) preserva mais os nutrientes!
 Deixe feijão e outras leguminosas de molho em água por pelo menos 12h,desprezando essa água e cozinhando com água nova. Assim reduzimos fatores anti nutricionais que prejudicam a absorção de nutrientes.
A maioria dos nutrientes são melhor absorvidos ao consumir os vegetais e frutas crus. Mas há exceções! O betacaroteno (da cenoura, abóbora) e o licopeno (do tomate) são melhor absorvidos após cocção e com acréscimo de azeite! 😉
 Congelamento é uma ótima alternativa e pode ser utilizado! A grande maioria dos nutrientes mantém boa preservação!
 Agora mais em relação aos pequenos: ao liquidificar/processar também há perda de alguns nutrientes e fibras. Prefira amassar apenas. 😉

 Ficou alguma dúvida de fora? Me pergunta que eu complemento! 😉

 

Dieta

Segunda-feira é aquele dia mundial de recomeçar a dieta, certo? E o que é dieta afinal? É uma eterna privação? É a exclusão de tudo que é gostoso?
Vem ver meu vídeo sobre essa “kirida”, a dieta! 

Brownie com abobrinha

Que tal um brownie com abobrinha? Isso mesmo!
Receitinha diferente, super interessante nutricionalmente, testada e aprovada! A massa fica bem molhadinha! 

brownie com abobrinha

Brownie com abobrinha
Ingredientes:
 3 ovos
 2 abobrinhas médias (inteiras, com casca e tudo!)
 1 xícara de cacau em pó
 1/2 xícara de farinha de aveia
 1/2 xícara de farinha de coco
 2 colheres de sopa de açúcar de coco (pode substituir por mascavo, demerara ou xilitol)
 1 pitada de canela
 1 colher de chá de fermento em pó

 Preparo:
Liquidifique bem todos os ingredientes, com exceção do fermento. Acrescente o fermento e bata rapidamente.
Coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por cerca de 45 minutos.
Por cima coloquei coco ralado sem açúcar. 

Menos é mais!

Já ouviu falar que menos é mais?Aquele café da manhã básico, delicioso e que funciona! 😍

aipim
 Na época dos nossos avós o trigo era item raro, já que era caro e difícil de encontrar. Então substituir o pãozinho por batata doce, inhame ou aipim da horta era super comum!
👉 Taí um hábito delicioso e cheio de vantagens, já que essas raízes são fontes principalmente de amido resistente, apresentando um índice glicêmico médio e contribuindo bastante na saciedade! 🔝 Além disso, evitamos muitas porcarias comumente presentes no pãozinho pronto. 
Já essa combinação com o ovo não era tão comum antigamente… já que o ovo era considerado um super vilão.  Mas que bom que podemos nos atualizar e aprender com os erros do passado né! 😘

Infecção urinária

Qual a relação entre infecção urinária recorrente e a sua ALIMENTAÇÃO?
Você já teve infecções urinárias? Se sim, você deve concordar comigo que dói muito e é sofrido… 
Eu já sofri com infecções urinárias de repetição há alguns anos e seguindo essas dicas (após tratamento com antibiótico… que no momento da infecção infelizmente é necessário!) não voltei a ter o problema! \o/ Confere no vídeo!

O problema das suplementações prontas

neutrofer

As vezes eu fico impressionada com a capacidade de “avacalhagem” da indústria.
 Suplementação pronta de ferro para BEBÊS de 7 meses com:
 sabor brigadeiro 😣
 adoçante sucralose (associado a disbiose) 😣 e
 acréscimo de corante Caramelo IV (associado a risco aumentado para câncer!). Sério! Porqueeee? 
 Por essas e outras que as suplementações manipuladas quase sempre são alternativas melhores para crianças e adultos. Com a orientação de um nutricionista é possível escolher as doses e manipular mais naturalmente, sem corantes, edulcorantes ou conservantes artificiais.
 Ai Ana, mas é só um pouquinho… Sim, um pouquinho diariamente. Justamente nessa fase de desenvolvimento (se considera que até os 2 anos a maioria dos genes para doenças futuras é “ligado ou desligado”) e formação de paladar. Prefiro minha filha comendo brigadeiro de verdade com 1 ano que tomando suplemento porcaria de brigadeiro todo dia.
Pronto falei! 
#revoltada #temquelerosingredientes#dosremediostambem 

Introdução alimentar

Chegamos aos 6 meses da minha pequena com sucesso no Aleitamento materno exclusivo! 😍
Agora o desafio é a Introdução alimentar! 
E que desafio! 

Pra quem vai passar em breve por essa fase trago algumas dicas /informações:
 Se você optar por uma introdução alimentar tradicional, com papinhas… mesmo assim procure deixar também a criança pegar o alimento com a mão, experimentar algum pedaço mais inteiro… isso ajuda bastante na coordenação e no interesse na refeição.
 Ofereça orgânicos sempre que possível!
 Esqueça o seu paladar! Esqueça que você não gosta de morango ou que só come abacate com açúcar. A criança nunca provou esses alimentos então os ofereça puros! Aliás, não ofereça açúcar nunca (ideal até 2 anos!)
 O sal também não deve ser adicionado, pelo menos até os 9 meses. Mas temperos naturais podem e devem ser utilizados.
 Evite usar liquidificador, peneira ou sair misturando tudo. O objetivo na introdução alimentar não é a criança engolir tudo simplesmente. É conhecer os alimentos e iniciar uma boa relação com a alimentação saudável!
 Controle a sua ansiedade (essa eu repito aqui pra mim também 😂😂)! Seu filho passou 6 meses apenas bebendo leite. É natural estranhar sabores e consistências tão diferentes e o processo ser lento é normal e esperado!
 O leite materno (ou a fórmula) continua sendo o principal alimento até 1 ano.
 Compartilha com os papais de bebês! 😘

Bia melancia

5 dicas para melhorar seu intestino

Me conta: como andam as suas evacuações?
É que o funcionamento do nosso intestino diz muito sobre a nossa saúde! Afinal, é no intestino onde absorvemos os nutrientes da nossa alimentação e também onde produzimos uma série de hormônios importantes.
Por isso mesmo, nesse vídeo eu trago 5 Dicas simples para Melhorar o Funcionamento do seu Intestino! Confere aqui!

Arroz e feijão

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a combinação de arroz e feijão.
Afinal: é saudável ou engorda?
Confere a explicação no vídeo! 

Molho pesto de espinafre

Sou simplesmente APAIXONADA por molho pesto! 
Já fiz várias versões… substituindo as nozes por castanhas ou macadâmia, acrescentando tomate, acrescentando abacate… mas nunca tinha substituído o ingrediente principal do molho pesto, o manjericão! E não é que ficou uma delícia também? 

Molho pesto de espinafre
Ingredientes:
 1 maço de espinafre (apenas as folhas)
 1/2 xícara de nozes
 1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
 2 dentes de alho
 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora (opcional)
 Sal e pimenta moída na hora a gosto

Preparo:
Liquidifique todos os ingredientes e use como acompanhamento de massas, saladas ou carnes grelhadas. 

molho pesto