Metas para 2017

Primeiro vídeo do ano! \o/
Me conta: você traçou metas para 2017? Então vem comigo, quero te ajudar a tirar essas metas do papel!

Salada de grão de bico

Hoje cozinhei grão de bico. Metade virou patê e a outra metade virou esse saladão mara que foi o meu jantar: mega nutritivo e delícia!

salada grão de bico

 Depois de cozinhar o grão de bico (deixar de molho e cozinhar na panela de pressão por 15 min após pegar pressão) misture-o com o que tiver em casa!

Fui de cebola, tomate, rabanete e cenoura ralados, alface e salsinha. Sal, orégano, azeite, limão e pimenta de leve pra finalizar.  Acrescentei 2 ovos cozidos pra dar mais um Up!

Vontade de comer besteira

Vive com vontade de comer besteiras? Tá difícil controlar nesse final de ano? Então se liga, esse vídeo é pra você!

Vamos simplificar?

Tão simples simplificar né?
 Tão simples dizer que tal alimento PODE e que tal outro NÃO PODE!
 Tão simples dizer que esse alimento é um veneno e que aquele outro cura desde unha encravada a câncer terminal. 😂
 Tão simples… e também tão mentiroso!

Saber se um alimento pode ou não pode, se é saudável ou não DEPENDE!
 Depende de quem você é, de qual o seu objetivo, quais as suas necessidades… depende sobretudo da qualidade da sua alimentação como um todo.

 Quer um exemplo? Olha aí as imagens! Captou a semelhança e a diferença?

simplificando

Ali tem arroz… branco! Um veneno, certo?
Depende! Em um contexto de uma pessoa saudável com um prato saudável não é veneno não. Apesar do índice glicêmico alto do arroz, no contexto do prato nutritivo e com fibras provenientes saladas e feijão, a carga glicêmica da refeição reduz e se equilibra.
Ao contrário, o arroz branco em um prato com comida bege… sem cor e sem nutrientes… sim, pode ser um veneno! Ou talvez não, se um prato desse tipo é uma raridade na vida dessa pessoa. Entende?

Se informe! Busque o seu equilíbrio e não aceite terrorismo nutricional!
Ah e claro… também não acredite em milagres! 😝

Adoçantes

Será que os adoçantes ajudam a emagrecer?
Quais os efeitos deles no nosso organismo?
Saiba no vídeo de hoje!

Beijinho funcional

beijinho

Hummm hoje tem receita de docinho do bem pra adoçar sem culpa o final de semana! 😋

 Beijinho funcional
 Ingredientes:
1 xícara e meia de damasco seco (deixar de molho por algumas horas)
1 colher de sobremesa de óleo de coco extra-virgem
Água (pouco – o suficiente pra bater)
Coco ralado sem açúcar (um pouco pra adicionar com os demais ingredientes, restante pra enrolar)
 Preparo:
Liquidifique tudo aos poucos ou triture no mixer.
Enrole a mistura no coco ralado. 😍

 Pode manter na geladeira ou mesmo no freezer pra quando bater aquela vontade de um docinho. Só tirar uns minutinhos antes de consumir. 😉

Sopa de Ervilha

sopa de ervilha

Que tal variar o feijão, lentilha, grão de bico… Com ervilhas? 😉
 Também são deliciosas, ricas em fibras, ferro, vitaminas do complexo B e com uma quantidade bem interessante de proteínas! Tanto que tem surgido no mercado proteínas veganas tendo a proteína da ervilha como base!
 Uma opção bem gostosa é a sopa de ervilha (a cara de um dia chuvoso! ). Fiz essa semana sem seguir receita, mas pra cerca de 250g de ervilha seca (deixei de molho da noite para o dia e desprezei a água) usei 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 alho poró, 1 tomate, 2 cenouras picadas, salsinha, sal, pimenta moída e curry.
 Primeiro refoguei os temperos, acrescentei a ervilha e água um pouco acima do volume dos ingredientes e fiz na pressão (4 a 5 minutos após pegar pressão… é bem rápido!). Finalizei com a salsinha e os temperos.

Almôndegas

almondega

Quer uma opção vapt-vupt pro jantar? Vamos de almôndegas!

Delícia, muito fácil de fazer e dá pra preparar em quantidades maiores e congelar (alô praticidade ).
 Pra 500g de patinho moído usei 1 cebola, 2 dentes de alho, 2 tomates pequenos e bastante salsinha 1 ovo 8 colheres de sopa de aveia em flocos finos. Pica e mistura tudo e acrescenta seus temperos.
 Coloquei sal, pimenta moída, orégano, cominho e curry. Um pouquinho de cada.
Aí é só assar. 😋

Como aumentar a energia?

Você vive cansado, sonolento e indisposto? Então o vídeo de hoje é pra você! Saiba como aumentar a sua energia seguindo esses 6 passos. \o/

Ferro na Gestação

ferro

Fotinho de uma refeição dessa semana… mandando ver nas fontes de ferro!
 Ter um consumo elevado de ferro na gestação é MUITO importante! Se a necessidade de ferro das mulheres em idade fértil já é elevada (cerca de 18mg), na gestação se torna ainda maior (cerca de 27mg/dia) e mais difícil de ser alcançada!
 Essa necessidade se justifica pelo aumento significativo de sangue na gestação e também pela necessidade de ferro para o crescimento e desenvolvimento do bebê e da placenta.

 Nesse prato temos ferro do tipo Heme, que é mais facilmente absorvido e está presente na carne, frango e peixe e também o ferro do tipo Não – Heme, presente nos folhosos verde escuros e no feijão e cuja absorção é menor.
 Para aumentar a absorção do ferro não heme associe na mesma refeição que tenha ferro, fontes de vitamina C (no meu caso caprichei no limão no kibe) e evite associar a essas refeições (ou logo em seguida) fontes de leite e derivados e fontes de cafeína, os quais prejudicam a absorção do ferro!

 Mesmo assim pode ser necessário suplementar ferro e outros nutrientes importantes para a prevenção ou tratamento da anemia gestacional. Converse com o seu nutricionista! 😘