Sushi é saudável?

“Ana, sushi é saudável?” “Posso comer sushi, já que quero emagrecer?”
Se você tem essa dúvida, o vídeo de hoje é pra você! 😉

Como vai sua disposição?

disposição

👉Como anda a sua disposição? 👉E a sua memória?

👉Acorda disposto para o trabalho ou sentindo que foi atropelado durante a noite?
👉É resolutivo e tem bom humor durante a manhã ou é do tipo que “só vira gente” a tarde?
👉E final da tarde? Cai de sono? 😴 Ou continua se sentindo bem?

Bom, a relação entre Disposição e Nutrição é enorme!

👉Vamos começar pelo que atrapalha:

👎pular o café da manhã e ficar longos períodos em jejum reduzem seus estoques de energia, o que atrapalha o raciocínio, a disposição e a memória!
👎Outro hábito que atrapalha é o consumo frequente de carboidrato simples, como açúcar, pães, biscoitos e massas. 🍰🍪🍭 Essas são opções que fornecem energia muito rapidamente, mas logo a sensação de energia é substituída pelo cansaço e desejo por mais doces (a glicemia sobe e depois cai rapidamente).
👎Excesso de café também atrapalha! Além de viciar, o café te dá energia na hora e logo após você se sente acabado e volta a ficar com vontade de tomar mais café.

👉E como aumentar minha energia
👍Faça refeições menores e com maior frequência. Assim você mantém uma oferta frequente de nutrientes e energia e previne a queda na disposição e o desejo por doces!
👍Não pule o café da manhã! Essa refeição é primordial para repor nossos estoques de energia e ativar o metabolismo!
👍Se exercite! Praticar atividade física aumenta nossa oxigenação, disposição e reduz o estresse. 🏃🏄🏇

👉 Se mesmo com esse texto você não estiver entendendo o seu cansaço converse com o seu nutricionista! Você pode estar com alguma deficiência vitamínica.
👉Existem ainda opções de alimentos e de fitoterápicos que podem ser prescritos para auxiliá-lo ainda mais a turbinar sua disposição! 😉

Patê de grão de bico

Grão de bico é uma delícia e eu amo essa receita! Que tal testar?

Patê de grão de bico:
Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido (deixe de molho por 12h, despreze essa água e prepare com água nova – na panela de pressão são 20 minutos após pegar pressão)
– 1 dente de alho
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
– 2 colheres de sopa de suco de limão
– Cerca de 2 colheres de sopa de salsinha
– Sal do himalaia ou marinho à gosto
– Pimenta moída (opcional)

Modo de preparo:
Liquidifique tudo.
Se necessário acrescente um pouco de água para acertar a consistência.

patê

Na geladeira dura cerca de 1 semana. Se preparar em maior quantidade congele!

Motivos pra inserir o grão de bico? Não faltam! Fonte de proteína, fibras, ferro, magnésio, tem baixo índice glicêmico, fonte de triptofano (auxilia no prazer/bem estar) e por aí vai.

Emagreça dormindo: Pergunte-me como!

Quem nunca quis emagrecer dormindo? Seria bom demais né? 😉
Não, infelizmente não estou te prometendo isso! Mas nesse vídeo você vai conhecer a importância de um sono de qualidade para a sua saúde e também para o emagrecimento e receber dicas simples para dormir melhor! Que tal?  😉
Tem algum familiar ou amigo que não dorme bem? Compartilha essa informação com ele! :*

Vai um verdinho aí?

Sabe “alguém” que anda bem negligenciado por aí nesse friozinho? Os verdes!

Os verdes são muuuito importantes para a saúde e devem estar presentes o ano inteiro. Quer saber o por que?

verde

São fontes de ferro, prevenindo as anemias! Porém o ferro que possuem é o chamado não-heme, que necessita do consumo conjunto de alguma fonte de vitamina C (como limão, laranja ou abacaxi) para ser absorvido;
A família das brássicas (couve, agrião, rúcula, folhas de mostarda, brócolis…) tem efeito importante na desintoxicação;
São fontes de ácido fólico – nutriente fundamental na gestação;
São ricos em magnésio – importantíssimo para contração e relaxamento muscular, mineralização óssea e indispensável para a disposição;
São fontes de cálcio de ótima absorção;
Fontes de antioxidantes que atuam na beleza da pele e prevenção de doenças;
São fontes de fibras – fundamentais para o adequado funcionamento intestinal, saciedade e controle glicêmico.

Convenci? Ou você é do grupo que torce o nariz para os verdes?
Comece a introduzir aos poucos no almoço e jantar, ou quem sabe teste na forma de suco verde!
“Mude, mas mude devagar, por que a direção é muito mais importante que a velocidade”. 😉😘

Refrigerante: porque e como excluir?

O vídeo da semana foi pedido de um leitor! O Abner me pediu para falar sobre os refrigerantes e dar sugestões de estratégias para excluí-lo. Missão dada é missão cumprida! 😉
Recomendo esse vídeo tanto para quem ainda quer se conscientizar dos malefícios do refrigerante (que aliás estão muito longe de ser apenas o excesso de açúcar!) quanto para quem já se conscientizou mas está com dificuldade para abandonar o vício!
Confere e compartilha com o seu amigo que não abandona o vício! 😉

E a genética?

genética

👱“Nutri eu sou gordinha porque toda a minha família é de gordinhos”.

👩“Ah é? Toda a sua família tem boa alimentação e se exercita regularmente?”

👱“Hummm bom, pois é…”. 😛

👉Não estou querendo desmistificar qualquer influência genética no emagrecimento. Essa influência existe sim e pode ser a origem em um processo de emagrecimento mais lento! Mas a genética está LONGE de ser a única determinante na obesidade.

👉Comprovadamente a alimentação e o estilo de vida são os principais determinantes no peso e na saúde. Com bons hábitos alimentares e uma certa frequência de exercícios é possível suprimir os genes associados à obesidade e ainda mais: é possível evitar que essa supressão passe para a sua descendência (mas isso é assunto para outro post!)

👉Pense na genética para a obesidade como ter uma arma em casa. Ela aumenta o risco que algo dê errado, certo? Mas algo realmente acontecerá apenas se você puxar o gatilho! 😉

👉Te convido a parar de tentar achar culpados externos! O primeiro passo é a auto-responsabilização seguida de AÇÃO!

Um ótimo final de semana queridos! 😘

P.S.: Vale lembrar que me refiro ao emagrecimento saudável e dentro da normalidade. Nem todos teremos o corpo da Gisele Bundchen, ok? 😛

Banana: a vilã!

Incrível! As pessoas comem diariamente produtos industrializados, biscoito de água e sal, margarina, adoçantes artificiais…
E botam a culpa em não emagrecer… NA BANANA! 🙁

BANANA- A VILÃ

Coitada da banana gente! Ela não tem culpa!

Uma das justificativas dos haters da banana seria o seu índice glicêmico elevado (aquela explicação de que quanto mais alto, maior o pico de insulina e maior a probabilidade de haver acúmulo na forma de gordura).

Ok, essa explicação é verdadeira.

Mas um alimento ser “bonzinho” ou “vilão” quase sempre vai depender de alguns fatores: pra quem, em que horário, de que forma e em qual quantidade.

Como assim nutri?

Bom, banana pode ser excelente no café da manhã, horário em que estamos com a glicemia mais baixa e somos beneficiados por uma carga um pouco maior de carboidratos.
Pode ser ainda uma boa opção antes de um exercício, nos fornecendo energia.
Pode ainda ser combinada com outros ingredientes que reduzam o seu índice glicêmico. Exemplo: banana amassadinha com canela, cacau e aveia (adoro!)

Deu de entender?

Na dúvida siga a seguinte regra: é um alimento natural, retirado diretamente da natureza? Então pronto, ele jamais será vilão! No máximo terá quantidade e horário ajustados de acordo com a sua necessidade!

Introdução alimentar

mucilon

Ai como dói o coração da nutri! 😵 👉Entenda que quanto mais você ofertar opções excessivamente doces desde o início da introdução alimentar do seu filho, maior vai ser a rejeição dele aos doces naturais, como o presente nas frutas, que são muito menos doces.

👉Porque ofertar alimentos que não são saudáveis quando você é a única responsável pela introdução alimentar do seu filho? Faz sentido?

👉Comece essa fase com o pé direito, oferecendo os alimentos em sua forma natural sem adoçar e sem salgar excessivamente. Procure variar o máximo possível os alimentos ofertados e repita a oferta mesmo que haja rejeição ao experimentar pela primeira vez.
Uma criança deve experimentar um alimento cerca de 7 a 8 vezes antes de afirmamos que ele realmente não gosta daquele alimento!

👉Quanto maior o estímulo nessa fase, mais saudável será o desenvolvimento do seu filho, mais doenças da vida adulta estarão sendo prevenidas e será mais fácil de o seu filho aprender e se habituar com bons hábitos alimentares.

👉Porém, vale lembrar que logo ele cresce e te observa! Se o seu hábito não for saudável pouco vai adiantar fazer um discurso sobre alimentação saudável enquanto você come besteira! Ele vai querer comer o mesmo que você! 😉

Dá trabalho, não é simples, exige paciência e persistência… mas saúde é o maior investimento que você pode fazer na vida do seu filho.