Ovo: quantos posso comer?

Hoje é dia de responder a dúvida de mais uma leitora! 😀
A Sabrina Freitas me perguntou no Facebook sobre o ovo e quantos poderiam ser consumidos por dia.

O que você acha?

ovo

O ovo já foi considerado vilão pelos seus elevados níveis de colesterol, porém hoje sabemos que apesar de conter colesterol o ovo não eleva o nosso colesterol!

Mas não é apenas esse o seu benefício, longe disso! O ovo é um dos alimentos mais completos existentes: o ovo contém colesterol, mas sua maior proporção é de gordura insaturada, benéfica para a saúde, já que diminui o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom)!

É ainda uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico.
Contém substâncias antioxidantes e apresenta também numerosas vitaminas e minerais: A, E, D, K, ácido fólico, B12, B6, B2, B1, ferro, fósforo e zinco.
Ah, mas toda a vitamina A, E e D que um ovo possui ovo é encontrada na gema, viu? Portanto: não jogue a gema fora!!

Outro nutriente importante presente no ovo é a colina, fundamental para a memória, sendo extremamente benéfico para gestantes e crianças.

Estudo de 2008 mostrou ainda que o ovo tem ação antiinflamatória, de auxílio no emagrecimento, de aumento do HDL (o colesterol “bom”) e de redução dos níveis de insulina.

Se conseguir, priorize sempre os ovos caipiras! Eles contém mais vitaminas, especialmente A, D, E e K pela alimentação dessas galinhas e por elas pegarem sol (sim, tudo isso influencia 😛 ).

Ok Ana… já me convenceu a comer ovo! \o/

-> E quantos ovos posso comer por dia?

De acordo com estudos mais recentes até 4 ovos por dia não aumentam nossos níveis de colesterol, pelo contrário!

Isso não significa que você precise ou deva comer 4 ovos por dia! Cada um de nós tem necessidades individuais de acordo com idade, nível de atividade física, objetivos, etc. Portanto: converse com o seu nutricionista! Ok? 😉

Beijo da Nutri!

Bolo de pão de mel

Cheirinho de final de semana combina com… cheirinho de bolo no ar! Ê delícia! <3

Bolo de pão de mel
– 3 ovos
– 1/2 xícara de chá de óleo (boa opção: de coco extra-virgem)
– 1 xícara de mel
– 2 cenouras descascadas e picadas
– 1 xícara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de farelo de aveia
– 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata os ovos, mel, cenoura e óleo no liquidificador. Misture numa tigela a farinha, a aveia, o fermento e acrescente a mistura de líquidos até ficar homogêneo. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito.

Cobertura:
– 180g de chocolate amargo (usei o 70% cacau)
– 4 colheres de sopa de mel
– 4 colheres de sopa de leite (usei leite de amêndoas)

Modo de preparo:
Em uma tigelinha leve o chocolate ao micro-ondas em potência média por 1 minuto e meio, retire, mexa com uma espátula e se preciso for, deixe mais 30 segundo até derreter por completo. Misture os demais ingredientes até virar uma mistura brilhante e homogênea e coloque sobre o bolo desenformado.

Bolo de pão de mel
Obs: Fiz em forma de cupcakes mas rende bastante massa, tive que completar em outra forma! 😛 Indico testar em forma de furo no meio! 😉

Mas testem heim! Fica divinoooooo!!

Colágeno hidrolisado: funciona?

Essa dúvida é bastante frequente no consultório. Será que a suplementação de colágeno hidrolisado funciona? Será que deixa a pele maravilhosa e livre de flacidez como promete?

colgeno-hidrolisad

Bom, primeiro vamos entender quem é o colágeno! 😉

O colágeno é uma proteína presente no organismo não apenas na pele, mas também em tendões, ossos e músculos. E como toda proteína é composto por 20 aminoácidos.

O que acontece é que o colágeno que ingerimos não é absorvido inteiro e encaminhado diretamente para a nossa pele (bem que seria fácil assim né?)!

Como toda proteína, ele é “quebrado” após a digestão em aminoácidos e esses aminoácidos sim, é que serão absorvidos!

E todas as proteínas do nosso corpo são constituídas de aminoácidos. Ou seja: o nosso corpo utilizará os aminoácidos do colágeno para aquilo que precisar: produção de anticorpos, células sanguíneas, músculos, tendões…

Não há absolutamente nenhuma garantia de que sobrará aminoácidos suficientes do colágeno para serem utilizados pela pele!

O colágeno do nosso corpo é PRODUZIDO pelo nosso corpo!
Para produzir colágeno precisamos não apenas dos aminoácidos, mas também de vitamina C, vitamina A, ferro, zinco e silício… nutrientes que encontramos em alimentos saudáveis como grãos, cereais integrais e hortaliças.

Nutri então não devo usar colágeno?
Eu não diria que não deve! Mas com certeza não deve utilizar esperando maravilhas pela pele.
Porém se você estiver saudável, com um intestino saudável (já que é lá que o colágeno e todos os demais nutrientes são absorvidos) e com uma alimentação bem equilibrada, o colágeno hidrolisado pode entrar dentro do contexto de uma alimentação saudável sim.

Converse com seu nutri sobre quantidade e horários e para os demais ajustes dietéticos pra que esse suplemento seja bem utilizado. 😉

Margarina, creme vegetal, manteiga ou manteiga ghee?

No último dia 20/05 estive novamente no Programa Olhares da Band. Nessa participação esclareci sobre as diferenças entre margarina, creme vegetal, manteiga e manteiga ghee.

ana entrevista manteiga

Você sabe qual o melhor tipo e como escolher?

Confere no link abaixo! 😉

Você quer Emagrecer ou Ser Emagrecido?

Você quer emagrecer?
Mesmo? Ou será que na verdade você quer ser emagrecido?

Não sabe a diferença? Então te convido a assistir o vídeo pra saber a diferença entre emagrecer ou ser emagrecido e como ter resultados ótimos e duradouros!

Aguardo o seu comentário! 😉

Beijo da nutri!

Como aproveitar sobras de bolo?

Pro lanchinho da tarde hoje no serviço levei bolinho integral de maracujá, o mesmo que fiz semana passada e postei por aqui! 😋

bolo integral congelado

Não, eu não fiz ele novamente. Esse é o mesmo da semana passada que eu fiz e congelei a metade!

👉Se você não faz bolo integral porque acaba exagerando ou jogando fora essa dica é pra você ⏩⏩ pra congelar basta cortar em pedaços o bolo pronto e embalar com papel manteiga. Aí é só guardar em saquinhos plásticos ou em um pote no freezer por até 30 dias.

Pra descongelar é só deixar em temperatura ambiente. 😉

Simples assim! Fica tão bom quanto fresquinho! 😍

Atum em lata: qual escolher?

Até já tinha falado sobre esse assunto por aqui, mas recebi novamente essa dúvida:
“Ana, qual o melhor tipo de atum?”

Você sabe?

atum em lata

-> Em óleo!!

Sim! Muita gente acha que o light seria o mais indicado, porém a versão em óleo é melhor!

Isso porque o alumínio da lata tende a migrar para a superfície mais oleosa. Se o atum está envolto em água, o alumínio migra bastante para o próprio atum e você acaba ingerindo alumínio por tabela (e tudo o que o seu corpo não usa tende a se acumular na sua gordura corporal e sobrecarregar fígado, atrapalhando seu metabolismo e emagrecimento – isso só pra resumir a ópera).

Por outro lado, se o atum está envolto por óleo o alumínio tende a migrar justamente para esse óleo, protegendo o atum! Portanto: opte pela versão em óleo e elimine esse óleo ao consumir! 😉

E o atum com molho?
É a opção que tem mais corantes, conservantes e aditivos de modo geral. Costuma também ser a opção com mais sódio! Quer atum com molho? Faça seu molho! 🙂

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Entra em contato, vai ser um prazer te responder!

Pode ingerir líquido com as refeições?

Afinal, será que pode ingerir líquido com as refeições? Essa é uma dúvida bastante comum no consultório!
O que você acha? Vem conferir a minha resposta:

Como preparar batata doce?

Preparando batata doce por aqui e lembrando de vocês! 😉

batata doce

Sabe qual a melhor forma de preparar batata doce?

👉COZIDA!

🍠 Isso porque quando assamos a batata doce, aumentamos o seu índice glicêmico (já tão falado por aqui: liberação elevada de insulina por aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue), levando a menos saciedade e maior acúmulo corporal desse carboidrato na forma de gordura.

🍠 Por outro lado, se a cozinhamos mantemos o benefício pelo qual a batata doce é tão popular: o índice glicêmico mais baixo e seu potencial de liberar energia aos poucos promovendo saciedade e prevenindo o acúmulo.

🍠 Eu prefiro cozinhá-la no vapor: não é demorado, fica super saborosa e conseguimos preservar bem os nutrientes dessa forma. 😉

Bolo integral de maracujá

Hoje eu trago uma receita delícia, saudável e super simples de bolo integral pra quem ama maracujá (e bolo!) assim como eu: bolo integral de maracujá! <3 bolo maracujá

Ingredientes:
– 1 xícara de polpa de maracujá natural (com sementes, sem água e sem açúcar)
– 4 ovos caipiras
– 2 xícaras de açúcar mascavo ou de coco
– 2/3 de xícara de óleo (misturei óleo de coco extra-virgem com azeite de oliva extra-virgem)
– 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
– 1 e 1/2 xícara de aveia em flocos
– 2 colheres de sopa de chia
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Liquidifique os ovos, açúcar, óleo e o maracujá.
Em uma vasilha misture farinha, aveia e chia com o caldo batido no liquidificador.
Acrescente o fermento e misture tudo.
Despeje em uma forma untada.
Leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Fácil né! E também arrasa no sabor! 😉