Colesterol alto = Risco cardíaco?

Níveis elevados de colesterol = Alto risco cardiovascular, que deve ser combatido incansavelmente de todas as formas (medicamento/alimentação pobre em gordura saturada, etc) e Níveis baixos de colesterol = Baixo risco cardiovascular. Certo?

E se eu disser que não, necessariamente? Vamos pensar fora da caixinha? 😉

O colesterol é uma lipoproteína importante, com inúmeras funções, como formação das membranas das nossas células e síntese dos nossos hormônios, como testosterona, estrógenos, vitamina D, etc.

O risco de que esse colesterol leve a doenças cardiovasculares não se resume apenas aos níveis de LDL (o colesterol “ruim”), observados nos exames de sangue, mas, ao quão oxidado está esse colesterol! É a oxidação do LDL que leva a formação da placa aterosclerótica e consequentemente à doenças cardiovasculares.

13108770_593124224187842_323971525_n

A oxidação do colesterol aumenta com o aumento de homocisteína, excesso de radicais livres, diabetes, hipertensão e/ou obesidade.

Por outro lado, uma alimentação rica em substâncias bioativas antioxidantes e compostos fenólicos atua na diminuição da oxidação do LDL-colesterol!
É ou não é linda essa Nutrição? <3

E pra vocês não acharem que sou apenas eu falando, convido a lerem esse resumo de um artigo realizado com 9500 idosos, comparando idosos com níveis baixos de colesterol (reduzido por consumo elevado de óleo de milho na dieta) e idosos com níveis altos x Doença cardiovascular e Mortalidade.

Reganho de peso após Cirurgia Bariátrica

No último sábado, dia 23/04, estive no congresso Digesul, em Florianópolis, falando sobre o Reganho de peso após a cirurgia bariátrica.

Sim! O reganho não só pode acontecer, como é bastante frequente!

Nesse vídeo trago as 5 principais causas associadas a esse reganho. Se você realizou, vai realizar ou tem amigos/familiares que fizeram a cirurgia recomendo assistir a esse vídeo pra saber como evitar.

Como substituir proteínas animais por vegetais?

Vídeo novo por aqui! o/

Você sabe como substituir proteínas animais por vegetais sem exagerar nos carboidratos? Essa foi a dúvida que a Amanda me enviou e que eu respondo nesse vídeo. Espero que você goste! 😉

Também quer fazer parte da minha lista VIP e receber conteúdo exclusivo semanalmente? Então se cadastra aqui: http://eepurl.com/bSFhp5

Nutri também jaca!

Tem muita gente que sofre querendo mostrar ser o que não é. É difícil ser um personagem, se mostrar de modo a agradar os outros, mas não a você mesmo, não é?

ana jaca

🍔Talvez você ache absuuurdo uma nutricionista comendo hambúrguer. Meu Deus como assim? 😱 Nem vou mais seguir essa nutricionista! Achei que ela vivia em bolha de vidro e comia apenas alface! 😂😂

👉Sinto decepcioná-lo querido seguidor. Mas quer saber? Eu sou real! Eu sou como você!
👉E tenho orgulho de dizer que consigo praticar o que eu prego! E assim como eu não exijo dos meus pacientes a perfeição eu também não a exijo de mim mesma. O que eu prego mesmo e defendo com unhas e dentes é saúde e equilíbrio! 😆

👉É ter um dia a dia saudável (e aprender a gostar disso!) e ter a exceção realmente como uma exceção, algo que você faz eventualmente, quem sabe uma vez por semana?

👉E a sua alimentação, como está? Também come frutas e verduras todos os dias? Também toma muita água? Faz exercício? Mastiga com calma? Cuida bem da sua mente também?
👉Come para matar a fome? Ou come para esquecer, para distrair, para aplacar ansiedade?
👉Exagera eventualmente, quando está confraternizando com os amigos? Ou come porque é sexta, porque é sábado, porque você merece?

👉E assim começo a minha semana, com zero peso na consciência e de volta a minha rotina saudável. Porque eu adoro, porque não me traz nenhum sofrimento e porque só me faz bem… ao corpo e à alma! 😍

Beijo grande da Nutri! 😘😘

Brownie de cacau e aveia

Gente que delícia! Nem tenho o que comentar! Simplesmente faz e depois me conta! 😉

brownie

Ingredientes:
✅ 2 ovos caipiras
✅ 4 col sopa de aveia em flocos finos
✅ 2 col sopa de cacau
✅ 4 col sopa açúcar de coco ou demerara
✅ 6 col sopa leite vegetal (usei de coco caseiro)
✅ 1 col sopa de óleo de coco
✅ 2 col chá (rasas) de fermento

Preparo:
Liquidifique tudo, deixando o fermento por último e liquidificando brevemente. Por cima coloque nibs de cacau, pedaços de chocolate amargo e/ou pedaços de nozes ou castanhas. Coloque por 20 minutos em forno médio. Rendeu 6 unidades como essa.

Você consome falsos saudáveis?

Será que você está comendo falsos saudáveis?
Saiba quem são eles e como eles podem estar atrapalhando os seus resultados!

E pra quem ainda não baixou o meu E-book Como Ler Rótulos e Fazer Melhores Escolhas: http://nutricionista-anaferreiramelo.rhcloud.com/ 😉

Palmito pupunha assado

palmito pupunha

Hummmm tem alguém com fome por aí? 😛

Vocês já provaram o palmito pupunha? Gente que delícia! E super fácil de fazer!
Além de ser excelente fonte de cálcio, fibras e bem pobre em calorias! <3

👉Pra fazer basta partir o palmito ao meio, regar com azeite de oliva extra-virgem, adicionar ervas (fui de salsinha e manjericão frescos), pouco sal e pimenta moída. Aí cobre com papel alumínio e assa por cerca de 30 minutos ou até o miolo ficar macio. Prontinho! 😉

Molho branco de inhame (sem leite!)

Quem disse que tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite não pode comer macarrão com molho branco? 😛

Genteeeemmmm esse molho de branco feito com leite de INHAME fica dos deuses! Simplesmente façam! Passa fácil fácil por molho branco tradicional! E dos bons! <3

macarrão com molho branco de inhame
Fiz assim:

Ingredientes:
– 3 inhames pequenos
– 3 xícaras de água filtrada
– Manteiga ghee (pode substituir por azeite de oliva extra-virgem)
– 1 cebola pequena
– 1 dente de alho
– Fécula de batata (opcional)
– Brócolis picado (opcional)
– Frango cozido e desfiado (opcional)
– Temperos à gosto: usei sal, pimenta moída, noz moscada, curry, salsinha e manjericão frescos

Preparo:
Descasque os inhames, pique-os e deixe de molho em água fervente por cerca de 2 horas. Despreze essa água e liquidifique os inhames com a água filtrada. Reserve.
Em uma panela refogue na manteiga ghee a cebola, o alho, o brócolis picado, acrescente o leite de inhame e deixe cozinhar para apurar um pouco.
Quando o brócolis estiver al dente acrescente o frango, os temperos e fécula de batata se necessário (para engrossar mais o molho). Finalize com as ervas frescas.
Sirva acompanhando a massa de sua preferência. Eu fui de massa integral italiana. <3

Que tal pra hoje? 😉

Vídeo

Comida é custo ou investimento?

O que você acha? Confere essa minha reflexão e dê sua opinião também! 😉

Vídeo

Entrevista: Emagrecimento após a gestação

Fui editada mas tá valendo! 😛
Segue o link da matéria que foi ao ar ontem no programa Ver Mais da Ric Record sobre emagrecimento após a gestação.

Destaco 2 pontos importantes para quem está nessa fase:

– Não faça dietas radicais e sem orientação! A demanda energética para produção de leite é elevada e uma restrição severa pode levá-la a não conseguir produzir leite adequadamente!

– Não confie única e exclusivamente na amamentação para o emagrecimento! Isso porque amamentar dá muita fome! E a tendência quando estamos com muita fome é optar por alimentos calóricos e gordurosos.

Para evitar a fome excessiva não fique longos períodos em jejum e opte por alimentos que promovam mais saciedade, incluindo fibras, proteínas e fontes de gorduras boas nas refeições.

Ok? Converse com seu nutri! 😉