Pode aquecer o azeite de oliva?

Durante um bom tempo foi dito que o azeite de oliva não poderia ser aquecido, pois esse aquecimento o oxidaria e o faria se tornar um óleo ruim, devendo ser utilizado apenas frio, na salada.

Você ainda acha isso? Então vem se atualizar comigo! 😉

Essa revisão de literatura de 2015 trouxe alguns destaques interessantes:

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– O azeite de oliva extra-virgem possui quantidade elevada de compostos fenólicos (antioxidantes), porém 80% destes são perdidos no refinamento. Portanto: prefira sempre os não refinados, que são os extra-virgens! Esses antioxidantes inclusive previnem a formação de compostos tóxicos (como a acrilamida) que ocorre no aquecimento prolongado;

– Com o aquecimento progressivo dos óleos na presença de oxigênio ocorre naturalmente aumento da sua oxidação. Cada óleo tem uma estabilidade diferente ao aquecimento. O azeite é mais estável a essa oxidação que outros óleos, como girassol, soja ou palma!

– Após o aquecimento ocorre pouca alteração do perfil lipídio do azeite de oliva e não ocorre perda dos fitosteróis;

– Não se recomenda a re-utilização de nenhum óleo! Apos já aquecido o óleo (ou azeite) há maior concentração de ácidos graxos livres que acabam reduzindo o ponto de fumaça do óleo e aumentando a liberação de compostos voláteis (tóxicos) em temperaturas mais baixas depois;

– Apesar das vantagens do azeite de oliva em preparações quentes recomenda-se evitar o aquecimento superior a 180ºC, especialmente por longos períodos.

Dentre os óleos testados o azeite de oliva foi o mais recomendado tanto frio quanto em preparações quentes, devido a sua estabilidade!

Legal né! Eu adoro o azeite de oliva! 🙂 E vocês?

Vídeo

Retirar o glúten da alimentação emagrece?

Recebi essa dúvida polêmica de uma seguidora e nesse vídeo respondo: Afinal, retirar o trigo e substituir por outras farinhas como de arroz ou fécula de batata ajuda a emagrecer?

Bananas grelhadas

Receitinha da Bela Gil super fácil, muuito saborosa e perfeita pra matar aquela vontade de doce no lanchinho da tarde! <3

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Ingredientes:
– 2 bananas maduras, porém firmes
– Óleo de coco (para untar)
– 1 pitada de canela em pó
– 2 pitadas de gengibre em pó
– 1/4 de xícara de açúcar mascavo
– Raspas de 1/2 limão (opcional)
– 1/4 de xícara de água

Preparo:
Corte as bananas ao meio na vertical com a casca.
Numa frigideira aqueça o óleo de coco e coloque as bananas viradas pra dentro.
Deixe dourar por cerca de 5 minutos.
Retire as bananas da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira adicione a água, o açúcar mascavo, a canela e o gengibre.
Deixe caramelizar um pouco.
Despeje a calda em cima das bananas e sirva com as raspas de limão.

Quibe de abóbora (vegetariano)

quibe abóbora

Opção saudável, simples e saborosa pra quem é vegetariano ou simplesmente pra quem quer comer menos carne. 😉

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada (com casca)
– 2 xícaras e meia (chá) de trigo para quibe
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
– 1 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1/4 de xícara de hortelã picada
– Sal e pimenta síria à gosto

Preparo:
Deixar o trigo de molho em água até ficar macio (aproximadamente 20 minutos). Espremer bem, juntar todos os ingredientes, modelar em formato de quibe e assar a 190ºC por cerca de 30 minutos.
Servir acompanhado de limão.

Vídeo

O que comer no pré e no pós treino?

Essa foi a dúvida que a Chaiane, que está na minha lista VIP de e-mails me enviou.

Aposto que você também quer saber a resposta, acertei? Então confere o vídeo! 😉

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Manteiga ghee

Que manteiga é BEM melhor que margarina já sabemos! (né? 😛 )

E a Manteiga Ghee, você conhece?

Ela é também conhecida como manteiga clarificada. É basicamente a própria manteiga sem a lactose e as impurezas, restando apenas a gordura pura.
Essa manteiga é, portanto, uma opção que pode ser utilizada pelos intolerantes à lactose ou alérgico à proteína do leite! <3

Ela também contém antioxidantes, como a vitamina A, o que a torna uma aliada contra o envelhecimento, já que tem ação anti-radicais livres. Pelo mesmo motivo, possui ainda algum poder anti-inflamatório.

A gente pode comprar pronta ou fazer em casa (super fácil e fica bem mais barato!).

Pra preparar em casa:

Ingrediente:
– 1 a 2 tabletes de manteiga sem sal de boa qualidade

Preparo:
Coloque a manteiga em uma panela de inox em fogo baixo.
Você perceberá que o óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima (a proteína do leite que pode desencadear alergia), um óleo amarelo transparente no meio (que é a manteiga clarificada) e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo (composto por toxinas e lactose).

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Com uma colher, retire cuidadosamente a camada superior de caseína (espuma branca) e dispense.

Retire com cuidado, com o auxílio de uma concha, o líquido amarelo e deixe os sólidos do fundo para que também sejam dispensados.

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Leve para o freezer por alguns minutos, para endurecer, e em seguida pode armazenar dentro ou fora da geladeira, de preferência em um pote de vidro!

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Deguste com moderação! 😉

Capuccino Funcional

Gosta de capuccino? E que tal se ele for saboroso, saudável, cremoso e der uma suuuuper saciedade? <3

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Ingredientes:
✅ 1 xícara de café passado e gelado
✅ ½ xícara de leite vegetal(fiz com o de coco caseiro)
✅ 1 banana congelada em rodelas
✅ 1 colher de sopa de cacau em pó
✅ 1 colher sopa de canela em pó
✅ 1 colher sopa de linhaça dourada ou chia hidratada

Preparo:
Bater tudo no liquidificador por cerca de 2 minutos. Prontinho!

Supermercado: Onde Tudo Começa!

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Quer que você, seu filho e sua família tenham mais saúde?

Então começa a cuidar pelo começo: pelas compras no supermercado!

Especialmente no início da reeducação alimentar, quando estamos tentando criar novos hábitos e reaprender a se alimentar fica muuuito dfícil fazer boas escolhas enquanto você tiver a casa abarrotada de itens como refrigerante, suco de pacotinho, bolacha recheada, “refeições” prontas congeladas e/ou caldos prontos em casa!

Pra criança então é missão impossível… você não quer que seu filho coma besteiras, mas tem besteira em casa? Ah tá… 😒

Sabe a frase “O que os olhos não vêem o coração não sente?” Funciona com o estômago também! Emoticon tongue
A vontade de doce é grande mas você só tem fruta e chocolate amargo em casa? Então vai isso mesmo… e a vontade passa! 😁

Procure se organizar para ir à feira semanalmente e ter SEMPRE disponível frutas, legumes e verduras.
Já ao supermercado procure ir sem fome e com lista de compras definida, considerando ingredientes para receitas saudáveis que você vai fazer: fica muito mais fácil fugir das tentações!

Alecrim: esse lindo!

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Marcante e característico esse tempero é do tipo AME ou ODEIE! 😛
Eu sou do grupo que AMA! <3 E vocês? 😉

Os benefícios do alecrim são inúmeros, como: ação digestiva (muito efetiva – conhecido como omeprazol natural!), antiinflamatória, desintoxicante, bactericida, antifúngica e diurética!

Ele auxilia ainda na melhora da memória e na produção de neurotransmissores responsáveis pela manutenção do bom humor! <3

O alecrim fica uma delícia especialmente em preparações assadas: com batata doce, aipim, abóbora, lombinho ou frango casa perfeitamente!
E podemos utilizá-lo ainda na forma de infusão (chá), deixando 1 colherzinha de chá do alecrim em infusão com 1 xícara de água em ponto de pré-fervura por cerca de 5 minutos e depois coar e beber. Sem adoçar, claro!! 😉

Vídeo

Comer saudável é chato?

http://www.youtube.com/watch?v=jGSFWpnm5l8