Feliz 2016!

reveillon 2016

Fechando 2015 com um sentimento: GRATIDÃO!

Já tive muitas incertezas na minha profissão… mas posso dizer que 2015 veio me trazendo CERTEZAS!

Certeza de que amo o que faço, que estou no caminho certo, de que posso ajudar e ajudo muitas pessoas a alcançar os seus objetivos e de que posso ir além. 😉

Hoje quero aproveitar pra agradecer a cada um que esteve comigo nesse ano e também a todos que me acompanham por aqui e que são sempre tão carinhosos.

Que o nosso 2016 seja lindo!

Que tenhamos principalmente muita saúde pra correr atrás de cada um dos nossos objetivos. Porque nada cai do céu! E da minha parte podem ter certeza de que só vou dar o meu melhor!

Em 2016 ‪#‎tamojunto‬! 😛

Romã: prosperidade e saúde

romã

Uma fruta super queridinha nessa época é a romã. Você conhece?

Ela é oriunda da Grécia e por ser associada à sorte e prosperidade costuma estar presente nas ceias de virada de ano de muitas famílias. Se nesse ponto ela funciona eu não sei (se bem que acho que não custa tentar né 😛 ). Mas que nutricionalmente ela está coberta de vantagens está!

Vários estudos demonstram que a romã contém propriedades antiinflamatórias, imunomoduladoras e antioxidantes devido à presença de compostos fenólicos, ajudando na prevenção de várias doenças crônicas. Além da presença de fibras, vitaminas antioxidantes (A e C) e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

Está relacionada ainda a proteção gástrica, controle glicêmico, desintoxicação, prevenção de câncer, de obesidade, de problemas cardiovasculares e a minimização dos sintomas da TPM e menopausa.
É ainda queridinha da estética devido à presença de ácido elágico, um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e tratamento do envelhecimento precoce.

Pode ser consumida inteira (polpa + sementes), como suco ou podemos utilizar as sementes em cima de outras preparações, como a salada da ceia de reveillon por exemplo! 😉

Novo ano chegando!

planejamento 2016

Um dos feriados que mais amo no ano é o Reveillon!

O sentimento é de encerramento de um ciclo e de chegada de um novo ano como uma página em branco, com mil possibilidades futuras.

Porém: adianta apenas DESEJAR? ESPERAR? Viver naquele “Deixa a vida me levar”?

Se você deseja que algo mude em 2016, mude você primeiro: PLANEJE-SE!

Pense o que você quer que mude. Mas pense também: de que forma, quais as etapas necessárias, até quando você quer que a sua meta seja atingida e com a ajuda de quem você pode contar para alcançar cada um dos seus objetivos.
Não passe mais um ano adiando seus planos!

Que 2016 seja o seu (o nosso!) ano! 😉

Então é Natal…

natal

Natal se aproximando e o assunto no consultório não podia ser outro:
“Nutri o estrago vai ser grande, vou ter várias festas!”
“Natal vai ser dieta de engorda”
“Ano que vem volto pra você me ajudar a eliminar o prejuízo”…

E por outro lado, vão pipocando nas mídias sociais alternativas de cardápios saudáveis para essas datas.

E aí?
Dá pra ter uma ceia de Natal e de Reveillon saudável? COM CERTEZA!

Até porque quem faz reeducação alimentar aprende que é totalmente possível comer com saúde e ao mesmo tempo com muito prazer e sabor!

Mas essa é a questão central? COM CERTEZA NÃO!

Se você se alimenta com saúde o ano inteiro essas 2 ceias não vão te atrapalhar em absolutamente NADA!

Portanto: Pare de culpar o Natal pelos seus excessos!

Lembre em primeiro lugar que essas datas devem ter como foco estar com a sua família e/ou amigos e que a comida do mundo não vai acabar em 2016!

Dito isso, procure manter as demais refeições do dia normalmente: comendo a cada 3 horas, com frutas, saladas, alimentos integrais, fontes de gordura boa, muita água, etc.
E nas ceias (noite de 24 e noite de 31) coma e aproveite com a sua família! No dia seguinte retoma! Simples assim! 😉

Sesta: faz bem?

Lisa

Aquele soninho delícia após o almoço: será que faz bem?

Há uma série de estudos que dizem que sim! <3

Um deles foi realizado na Europa com quase 400 idosos hipertensos. Os idosos que dormiam uma sesta tinham valores de pressão arterial média em 24h, 5% menores que os que não dormiam!
Pode parecer pouco, mas reduções em apenas 2 mmHg na pressão arterial podem baixar até 10% o risco de doença cardiovascular

Outro estudo, com aproximadamente 100 americanos, encontrou que aqueles que faziam a sesta tinham níveis reduzidos de estresse e maior rendimento durante o período da tarde no trabalho.

Quanto ao tempo de sono, costumar ser recomendado de 20 a 40 minutos. Acima desse tempo entramos na fase mais profunda do sono, podendo acordar mais confusos e cansados despertando nesse estágio.

Então pra quem consegue: um bom descanso! 😉

Alho assado

alho assado

Se você gosta de alho essa dica é pra você: experimente assá-lo!

Essa semana assei um lombinho (adoro!) e aproveitei pra assar uma cabeça de alho junto! Ficou melhor que a encomenda… bem macio e o sabor do alho fica bem suave.

Para preparar enrole o alho em papel alumínio e asse por cerca de 40 minutos. Se preferir mais macio e suave pode assar por mais tempo, cerca de 1 hora.
O alho vai se desprendendo da casca bem facilmente, até com a própria mão.

Incluir sempre o alho na alimentação faz muito bem obrigada! Ele tem ação anti-hipertensiva, anti-fúngica, anti-bactericida e anti-viral! Dá aquele up na imunidade!

Tremor nos olhos: quais as causas?

Tremor olhos

Você costuma sentir tremores nos olhos? Sabe o motivo?

Dentre as causas mais conhecidas estão o estresse, a falta de sono e a tensão ocular (por precisar usar óculos e não usar ou por ficar muito tempo na frente do computador, por exemplo).

Mas um fator que poucas pessoas conhecem é que a causa pode ser nutricional! O tremor nos olhos é um sintoma clássico de deficiência de Magnésio! Nutriente super importante no processo de contração muscular.

As folhas verdes estão entre as principais fontes de magnésio. 😉

Leite de Inhame

Já falei por aqui dos benefícios do inhame e hoje trago outra receita super interessante para utilizá-lo: na forma de leite!

Mais uma opção de leite vegetal testado e aprovado, indicado para os intolerantes à lactose, com alergia à proteína do leite, ou simplesmente para quem busca variar mais a alimentação e reduzir o consumo do leite de vaca.

Vale relembrar que já passei outras duas receitas de leites vegetais por aqui: de leite de avelãs e de leite de coco (esse último continua sendo o meu preferido, confesso). 😉

Quanto ao leite de inhame, eu ainda não tinha provado e curti bastante! Achei o sabor super neutro! Tipo um café com leite desnatado.

Leite de inhame (1)

Ingredientes:
– 300g de inhame descascado e picado (deixar de molho em água por pelo menos 4h e desprezar essa água)
– 600ml de água aquecida

Preparo:
Liquidificar e coar.
Conservar em geladeira por até 4 dias ou no freezer por até 30 dias.

Pão de queijo fit (sem glúten, sem lactose)

Pão de queijo

Mais certo impossível!

Acredite se quiser mas esse pão de queijo lindão não tem queijo! E foi feito apenas com ingredientes do bem: batata doce, polvilho, azeite de oliva… se eu mesma não tivesse feito não acreditaria que não tem queijo nele e sim batata doce!
E quem tem intolerância à lactose, ao glúten ou é vegetariano/vegano também pode! o/

Fica a ideia pra variar o café da manhã ou da tarde ou então pra refeição pré treino, já que é uma opção bem interessante pra esse período! 😉

Ingredientes:
– 2 xícaras de purê de batata doce
– 2 xícaras de polvilho doce
– 1/2 xícara de polvilho azedo
– 1/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
– 1/4 de xícara de água aquecida
– Sal à gosto

Preparo:
Junte todos os ingredientes e mexa bem até se tornar uma massa moldável. Modele fazendo bolinhas ou palitinhos.
Asse no forno à 180ºC por cerca de 45 minutos.

Dica: Pode preparar em maior quantidade e congelar! Emoticon wink

Geleia de chia

geleia de chia

Receita SUPER simples e ótima pra variar no acompanhamento daquele pãozinho integral, biscoitinho de arroz ou como usei, com essa Panqueca de banana com aveia delícia. <3

Ingredientes:
– 4 colheres de sopa de suco de uva integral (pode trocar por outro suco da sua preferência)
– 1 colher de sopa (cheia) de chia

Preparo:
Misture bem e leve à geladeira durante a noite. No dia seguinte a geleia já está pronta! 😉