Inhame e seus benefícios

inhame

Você já conhece o inhame?

O inhame é fonte de carboidratos complexos, fibras, proteínas, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Mas seu destaque principal fica por conta do fito-hormônio que possui, denominado diosgenina e que em nosso corpo forma o DHEA.

Exatamente por essa ação há estudos associando o consumo de inhame a maior controle hormonal, com atenuação dos sintomas da menopausa e possivelmente da TPM, além de estímulo da fertilidade!

Foi encontrado ainda melhora do perfil lipídico (aumento do colesterol “bom” e redução do “ruim”) e efeito antioxidante.

O inhame pode ser usado cru em sucos ou como leite vegetal ou então cozido como purê, em sopas e em uma série de receitas.

Barra de cereal caseira

Barra de cereal

Não ficou a coisa mais linda do mundo… mas prometo que compensa no sabor! 😛

Aproveitei o que sobrou da minha pasta de tâmaras pra fazer algumas barras de cereal caseiras.

Super fácil e aproveitei o que tinha em casa.
A ideia é misturar a pasta de tâmaras com oleaginosas, granola, aveia e/ou coco ralado por exemplo em partes iguais.

Exemplo:
– 100g de pasta de tâmaras
– 100g de oleaginosas picadas grosseiramente

Preparo:
Misture bem, divida em porções em formato retangular e coloque em uma forma coberta por papel manteiga.
Leve ao forno baixo até dourar.

Nessa barrinha misturei com a pasta de tâmaras: amendoim, um restinho de granola sem açúcar e coco ralado sem açúcar. Ficou uma delícia! <3

Como se preparar pra consulta com um nutricionista?

bebê dúvida

Está pensando em consultar com um nutricionista ou já está com consulta marcada?

Então vou te dar algumas dicas fundamentais para otimizar a consulta e o resultado do seu tratamento:

1) Esteja apto a mudar
Se você procura um profissional para auxiliá-lo na mudança de hábitos você precisa primeiramente estar disposto a mudar!
“Nutri quero emagrecer, mas não como nenhuma verdura, nenhuma fruta, odeio integrais e não tenho tempo pra me exercitar!”
É claro que o bom profissional vai levar em consideração os seus hábitos, rotinas e restrições alimentares no planejamento nutricional, mas milagre ainda não fazemos!

2) Seja sincero
Fundamental! Você precisa ser sincero quanto à sua alimentação atual e quanto à sua disponibilidade de mudança.
Se você diz: “Nutri pode me passar a opção mais saudável que eu vou comer”, provavelmente é isso o que o profissional fará e irá esperar que você o siga.

3) Questione
Não saia com dúvidas. Pergunte o porque de determinada conduta, alimento ou suplementação. Se não entender pergunte novamente! Mande e-mail se a dúvida surgir depois.

4) Seja parceiro do seu nutricionista
Não vá procurar dica e receita no Instagram do famoso não. Nada contra… mas quem disse que o objetivo e as necessidade dele são as mesmas que a sua?
Pede pro seu nutri receitas e ideias quando estiver tudo meio monótono pra não desanimar.

5) Confie no seu nutricionista 😉

Cajuzinhos saudáveis

Cajuzinho

Não sei vocês mas tenho MUITO amor por cajuzinho… é o docinho que mais gosto! <3 😛
E fazer uma versão saudável e tão gostosa quanto de cajuzinho pra mim foi um achado… e uma delícia! 😀

Vamos à receita?

Cajuzinhos saudáveis

Ingredientes:
– 5 colheres de sopa de amendoim torrado e moído
– 1 colher de sopa cheia de pasta de tâmaras
– 1 colher de sopa rasa de cacau em pó
– 1 colher de sopa de água

Preparo:
Misture tudo e molde em formato de cajuzinho. Amendoim na ponta só pra dar um charme. 😉
A porção rende 7 unidades. Fiz um pouquinho a mais mesmo.

Pasta de tâmaras

pasta tâmaras

Com dificuldade de reduzir o açúcar ou subtituí-lo?

Uma alternativa bem legal pode ser fazer essa pasta de tâmaras, uma fruta seca super nutritiva e beeem doce!

Para fazer deixe as tâmaras sem sementes cobertas com água filtrada (o suficiente para cobrí-las) por cerca de 2 horas e depois liquidifique as tâmaras com um pouco dessa água do demolho.

Cerca de 1 colher de sopa dessa pasta pode ser usada em substituição a 1 colher de sopa de açúcar.

Petiscos de grão de bico

Mais uma receita deliciosa com grão de bico!

Esse petisco é ótimo pra beliscar em frente à tv ou pra servir como aperitivo no lugar dos tradicionais salgadinhos industrializados. Fica super crocante!

Patê grão de bico

Ingredientes:
– Grão de bico
– Azeite de oliva extra-virgem
– Temperos à gosto (alho, sal, orégano, curry, pimenta, etc)

Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho em água por no mínimo 12 horas. Despreze essa água
Cozinhe o grão de bico até ficar al dente.
Misture ao grão de bico cozido um fio de azeite de oliva extra-virgem e os temperos que desejar.
Asse em temperatura média por cerca de 30 minutos.
Conserve em pote hermético para que seja mantida a crocância.

Patê de grão de bico

Essa receitinha saiu melhor que a encomenda! Tão boa que a vontade é de comer de colher! 😛

Opção rica em proteínas, fibras e nutrientes. Ótima pra dar saciedade e regular níveis séricos de insulina.

Nada de lactose, glúten, corantes ou conservantes. 🙂

Patê grão de bico Ana

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
– 1 dente de alho
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
– 2 colheres de sopa de suco de limão
– Cerca de 2 colheres de sopa de salsinha
– Sal do himalaia ou marinho à gosto
– Pimenta moída (opcional)

Preparo:
Liquidifique tudo.
Se necessário acrescente um pouco de água para acertar a consistência.

Picolé de kiwi com chocolate

Hummm essa receita é garantia de sucesso com a criançada! Nela conseguimos juntar os benefícios do kiwi ao sabor e vantagens de um chocolate com mais cacau.

Além de ser super fácil de fazer, dá até pra pedir ajuda pras crianças. 😉

Você vai precisar de:
– 3 kiwis
– Palitos de picolé
– 1 barra de chocolate 60% cacau ou mais (usei uma barra de 100g)
– Cerca de 1 colher de chá de óleo de coco (opcional)

Preparo:
1) Corte cada kiwi em 3 partes. É pra ficar mais grossinho mesmo.
Fure com o auxílio de uma faca a lateral dos kiwis. Espete nesse furinho os palitos.
Deixe os kiwis com os palitos na geladeira por no mínimo 15 minutos para gelar um pouco.

kiwi

2) Derreta a barra de chocolate em banho maria ou no microondas.
Acrescente um pouco de óleo de coco se quiser que fique menos consistente formando uma cobertura mais bonita.

chocolate

3) Passe os palitos de kiwi no chocolate derretido até cobri-los.
Coloque os picolés na geladeira em uma forma forrada com papel manteiga. Prontinho!
Em 10 minutos é só curtir seus picolés! 😉

kiwis picolé

Agrotóxicos: quais os malefícios e como fugir?

agrotóxicos

Quanto mais estudos são publicados sobre os agrotóxicos… mais motivos temos para ficar alarmados.

Hoje consumimos no Brasil cerca de 5,2l de agrotóxicos por ano!! Por aqui temos cerca de 400 tipos de agrotóxicos registrados, sendo pelo menos 14 destes proibidos no restante do mundo!

Agrotóxicos contém uma série de substâncias estranhas ao nosso organismo cuja dose não é elevada a ponto de causar uma intoxicação aguda. Porém os sintomas da exposição prolongada aos mesmos vem com o passar dos anos.

Alguns exemplos:
– Efeitos neurotóxicos
– Déficit cognitivo
– Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
– Asma
– Disbiose intestinal
– Obesidade
– Câncer

Além de estar presente nos alimentos in natura (frutas e verduras) está presente também nos alimentos industrializados que contém soja, trigo… também nas carnes e no leite.

A saída?
Não temos meios de higienização suficientemente bons para eliminar os agrotóxicos, portanto a alternativa é mesmo tentar consumir o máximo de alimentos orgânicos possível, especialmente com relação aos alimentos comprovadamente mais contaminados, como pimentão, tomate, morango, folhosos, abobrinha, etc.
Em feiras os produtos orgânicos já tido preços bem mais acessíveis do que há alguns anos e essas feiras tem se difundido cada vez mais! o/

Os orgânicos tem ainda a grande vantagem de serem mais nutritivos. Por terem que se defender das agressões do meio sozinhos (sem o auxílio dos agrotóxicos) acabam produzindo mais antioxidantes como flavonóides, ácidos fenólicos, vitaminas C e E, beneficiando mais a nossa saúde.

Mas e o que não consigo comer orgânico?
Na minha humilde opinião? Sem neura! Coma assim mesmo! As frutas por exemplo são cheias de vitaminas e minerais, não são apenas agrotóxicos. Então muito melhor optar por frutas e sucos não orgânicos que por bolachas artificiais ou sucos de pacote!!

Vitamina B12

B12

A vitamina B12 ou cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel presente nas carnes, frango, peixe, ovos, leite e derivados.

Para que a sua absorção seja eficiente é necessário que haja acidez estomacal, que essa B12 se ligue a uma molécula produzida no estômago chamada de fator intrínseco anti-anêmico e finalmente, que seja absorvida no final do intestino, no íleo.

Sua deficiência é bastante recorrente em vegetarianos e veganos, que por não ingerirem as fontes dessa vitamina precisam fazer suplementá-la.

Mas por sua particularidade de absorção, é comum a deficiência também em pacientes que consomem carnes e leite, mas com alterações gástricas ou intestinais. Alguns exemplos:
– Pessoas com atrofia das células gástricas ou com baixa acidez estomacal (comum em idosos e em pessoas que fazem uso prolongado de inibidores da bomba de prótons – aquelas medicações para reduzir acidez estomacal);
– Pessoas com disbiose intestinal (alteração da microbiota);
– Pessoas que realizaram ressecção gástrica ou intestinal;
– Pacientes pós cirurgia bariátrica.

A deficiência de vitamina B12 causa a chamada anemia megaloblástica, cujos sintomas são bastante similares ao da anemia ferropriva: cansaço, dor muscular, sonolência, raciocínio prejudicado, etc.

É simples verificar a deficiência dessa vitamina através de exame de sangue. Converse com seu nutricionista ou médico para verificar e tratar se necessário.