O segredo do emagrecimento

emagrecer

“Nutri! Eu quero emagrecer! o/
– Goji berry emagrece?
– E tapioca?
– Fulano perdeu 4kg com a água da berinjela!
– E se eu trocar 2 refeições por shake?
– E suco detox?
– E dieta da lua? Sopa? Do tipo sanguíneo?”

Bom queridos… vamos lá! Meu objetivo hoje é fazer vocês pensarem um pouquinho e dar um puxãozinho de orelha em quem precisa…

Você quer emagrecer mesmo, ou quer ser emagrecido?

A primeira coisa a se ter em mente é que NÃO EXISTE MILAGRE!
NENHUM alimento isoladamente tem o potencial de te emagrecer! Sério! Tenha isso em mente por mais que te digam o contrário!

O processo de emagrecimento ocorre em virtude de um conjunto de ações!

Seu corpo vai responder de acordo com uma série de fatores, como:
– O que você ingere ao longo do dia e da semana
– Quanto você ingere
– Como você digere/metaboliza/absorve o que ingeriu
– Estado nutricional atual (deficiências nutricionais/desequilíbrios hormonais, etc)
– Tipo/intensidade e frequência de prática esportiva
– Equilíbrio psicológico/social
– Esforço e PERSISTÊNCIA

Se você quer resultados efetivos então PARE de buscar atalhos!

Comece já a mudar a sua forma de pensar e de agir. Comece a modificar os hábitos básicos e simples do dia a dia. E persista! Não desista no primeiro obstáculo.

Adianta não comer salada e tomar cápsula de goji berry?
Trocar refeição por shake e a noite comer lanche com refrigerante?
Se alimentar “certinho” de segunda a sexta e enfiar o pé na jaca compulsivamente de sexta a domingo?
Pelamor né gente… me respondam vocês se adianta!?

Esse é o caminho mais fácil nutri?
Não! Mas é o único caminho efetivo E duradouro!

Ah, e quer saber qual o melhor tipo de dieta?
É a que tem o SEU nome! Que foi pensada pra você de acordo com suas necessidades/rotinas/objetivos. 😉

Bolinhos maromba

A dupla frango com batata doce é sucesso incontestável entre os praticantes de atividades físicas, não é?

Essa receita de bolinhos maromba é uma ótima opção de consumir a dupla saindo da mesmice! Confere só:

bolinhos maromba

Ingredientes:
– 2 batatas doces cozidas e amassadas
– 2 ovos
– Farinha de aveia até dar o ponto (não grudar) – usei um pouco mais de 1/2 xícara
– 1 colher de chá de fermento em pó
– Temperos à gosto (utilizei um pouco de curry, sal do himalaia e pimenta moída)
– Frango desfiado e temperado para recheio
– Linhaça ou aveia para decorar

Modo de preparo:
Misture tudo, estique parte da massa na mão, preencha com o recheio, feche e coloque no forno para assar por cerca de 30 minutos.

Sucesso garantido! 😉

Lombinho com batatas

Huummm sente só a maciez desse lombinho! <3

lombinho

Receita deliciosa, mega fácil de fazer e que vai agradar a família toda! 🙂

Lombinho de panela com batatas
Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
– 1 cebola grande picada
– 2 dentes de alho picados
– 1kg de lombo suíno cortado em cubos grandes
– 1/2 xícara (chá) de vinho branco
– 1 xícara (chá) de água fervente
– 1/2kg de batatas (usei menos!) cortadas em cubos grandes
– Sal, pimenta e salsinha à gosto
Modo de preparo:
– Em uma panela de pressão coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Em seguida acrescente o lombinho e refogue bem até a carne dourar. Acrescente o vinho branco e a água, tampe a panela e após pegar pressão conte 15 minutos.
– Desligue o fogo, retire da pressão, junte as batatas, sal e pimenta, tampe a panela novamente e após pegar pressão deixe por 3 minutos.
– Tire a pressão, acrescente salsinha e sirva com salada. Emoticon smile

Barras de cereal: uma boa opção?

O assunto não é novo… mas traz tantas dúvidas entre os pacientes que achei que valia a pena o repeteco.
Barrinhas de cereal: comer ou não comer, eis a questão?

Barrinhas de cereal são opções bastante práticas, muitas vezes bem gostosas e se vendem como produtos saudáveis… será?

Quero que você dê uma lida nos 3 rótulos de barrinhas de cereal abaixo. Bem diferente um do outro né? Conseguiu perceber?

barras cereal

A primeira é uma barrinha encontrada em qualquer mercado, tem bom preço e acaba sendo uma das mais consumidas.
Na frente está escrito: Banana, aveia e mel.
Aí você pensa: opa! Boa combinação de ingredientes! É saudável!
Só que NÃO minha gente! É uma sobremesa-besteira! De saudável não tem nada!

Em primeiro lugar tem ingredientes demais (não era só banana, aveia e mel?), incluindo vários com nome estranho (desconfiança máxima a produtos com ingredientes cujo nome é impronunciável!) e temos váááárias fontes de açúcar/adoçante dentre os ingredientes.
Resultado? Você comprou pra emagrecer e acaba levando pico de insulina após consumo = acúmulo do açúcar da barrinha no pânceps e fome pouco tempo depois! 🙁

Agora observe as duas marcas seguintes: apenas ingredientes pronunciáveis e conhecidos. Ou seja: alimentos! <3

Olho na lista de ingredientes pessoal! Não se deixe enganar! 😉

Beijo da nutri!

Vídeo

Leite de coco caseiro: como preparar

Essa semana já fiz um vídeo mostrando como abrir um coco. E hoje aproveito pra mostrar como fazer o meu leite vegetal favorito: o leite de coco!

Opção sem lactose, super saudável, fácil de fazer e tem sabor bem suave. <3

http://www.youtube.com/watch?v=WUqUjXOnsqg

Gema: por que não excluí-la?

gema

Vocês jogam fora a gema do ovo daí… e eu sofro daqui! Pobre gema! 🙁

É na gema do ovo que se concentram os principais nutrientes e propriedades do ovo, como por exemplo:
– Se concentram na gema peptídeos com ação inibitória sobre a enzima de conversão de angiotensina 1 (ECA), promovendo vasodilatação e controle da pressão arterial;
– É fonte de colina, nutriente importante para memória e concentração, além de ser precursor de betaína, outro nutriente fundamental para redução de gordura hepática, estresse oxidativo e inflamação;
– É fonte de zeaxantinas, que possuem ação na destoxificação;
– Fonte também de lecitina que dificulta a absorção de colesterol no intestino;
– Efeito de redução na inflamação do adipócito (células de gordura), fundamental para o emagrecimento!
– Fonte de vitaminas A e D (especialmente ovos de galinhas caipira).

A forma de consumo do ovo com maior aproveitamento de seus nutrientes é cozido e por um período mais curto, mantendo a gema ainda ligeiramente mole.
Outra estratégia para manter um bom perfil antioxidante pode ser acrescentar temperos que também possuem esse perfil, como açafrão ou orégano. 😉

Vídeo

Coco: benefícios e como abrir

Quem é meu paciente ou me acompanha por aqui já deve ter percebido que sou fã do coco! <3

E não sou a única! O coco é um alimento funcional e é considerado um dos melhores alimentos do mundo!

Isso porque ele é excelente fonte de gorduras boas, especialmente triglicerídeos de cadeia média e ácido láurico, além de ser fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Essa combinação de gorduras boas e fibras é fundamental para a prevenção e tratamento de inúmeras comorbidades como: obesidade, dislipidemia ou diabetes mellitus.
Se torna ainda uma opção bastante sacietógena, de baixo índice glicêmico, que auxilia no funcionamento intestinal e no emagrecimento.

Do coco aproveitamos quase tudo: sua água, polpa, óleo e açúcar. Além de ser possível preparar leite a partir da sua polpa.

Mas começando pelo início fiz essa vídeo com o intuito de sanar uma dúvida simples, mas comum entre muitos pacientes: como abrir um coco mais facilmente?

Mousse de maracujá (sem glúten, sem lactose)

Logo que vi essa receita da Bela Gil fiquei louca pra testar! Amo mousse de maracujá e essa versão é super natureba e saudável, além de uma opção permitida aos intolerantes à lactose! <3

Fica uma sobremesa deliciosa! Mas fica bem diferente do mousse de maracujá tradicional ok?

Mousse de maracujá

Mousse de maracujá Bela Gil

Ingredientes:
Creme:
– 2 maracujás peneirados, sem semente
– 2 a 4 colheres de sopa de água (usei 4 pois meus maracujás eram pequenos)
– 1 copo de castanha do pará (deixado de molho por no mínimo 4 horas)
– 10 tâmaras sem semente
– 1 colher de sopa de óleo de coco

Cobertura:
– 1 maracujá com as sementes
– ¼ copo de água
– 1 colher se sopa de mel (na receita original ela utilizou melado de cana – opção para os veganos)
– ½ colher de chá de agar-agar

Modo de preparo:
1- Coloque todos os ingredientes da cobertura numa panela pequena e dissolva bem. Ligue o fogo e deixe ferver, mexendo bem para o agar-agar não grudar na panela. Cozinhe por 3 minutos. Reserve enquanto você prepara o mousse.
2- Coloque a castanha, o maracujá e a água no liquidificador e bata até ficar bem cremoso. Acrescente o melado e óleo de coco. Bata por mais alguns segundos até que a mistura fique bem homogênea.
3- Separe a mousse em taças individuais ou numa tigela média.
4- Para enfeitar coloque um pouco da cobertura por cima e leve a geladeira!

Iogurte natural e seus benefícios

iogurte natural

O iogurte natural é uma das melhores opções de derivados do leite para quem pode consumir o leite de vaca!

Para produzir o iogurte natural, a lactose (açúcar do leite) é transformada em ácido lático através de fermentação bacteriana.
Dessa forma, temos redução significativa da lactose em comparação ao leite, sendo uma opção de mais fácil digestão e geralmente mais aceita pelos intolerantes leves.

As bactérias benéficas contidas nesse tipo de iogurte têm sido associadas a uma série de benefícios à saúde, especialmente:
– Tratamento da disbiose: disbiose é a colonização intestinal por bactérias patogênicas, levando a uma série de consequências, que vão desde constipação (intestino preso), passando por má digestão e absorção de nutrientes e levando até alterações de humor, inflamação crônica e consequentes doenças crônicas associadas ao processo;
– Auxílio no tratamento da Síndrome Metabólica: estudo associou o consumo diário de iogurte natural (cerca de 100 a 130ml/dia) com redução da obesidade e melhor controle de parâmetros bioquímicos. Os benefícios foram maiores para o iogurte natural integral em comparação à versão desnatada!

E porque NATURAL?
Sendo natural teremos apenas o lado benéfico e ingredientes naturais. SEM corantes, espessantes, excesso de conservantes, açúcares ou adoçantes!
Ou seja: nada de produtos artificiais associados a doenças crônicas, obesidades e inflamação, que é exatamente o oposto do que devemos buscar de benefícios ao se consumir um iogurte!

Mas nutri! Natural não é doce! Não gosto! 🙁
Então misture ou liquidifique com frutas naturais (escolha opções naturalmente mais adocicadas como mamão, banana, mirtilo ou maçã) e/ou com 1 fio mel! Vai ficar bem mais gostoso e vai se manter saudável dessa forma! 😉

Coxinha de frango com massa de aipim

coxinha

Ingredientes:
– 3 xícaras de aipim cozido e amassado (pode substituir por batata doce ou batata salsa) – temperei com sal e curry
– 3 xícaras de frango cozido, desfiado e temperado a gosto – refoguei o frango desfiado com cebola, alho, tomate, cebolinha, salsinha, sal e pimenta moída na hora
– 2 ovos
– Cerca de 5 colheres de sopa de farinha de aveia

Modo de preparo:
– Acrescente ao aipim cozido e amassado os ovos e 2 colheres de sopa de aveia. Misture com as mãos.
A massa fica grudenta então vá untando as mãos!
– Recheie a massa com o frango, feche e empane na farinha de aveia restante. Depois de empanar vai ficar mais fácil fazer o formato.
– Asse a 200°C por cerca de 30 minutos.

Fica crocante por fora e bem macio por dentro: uma delícia!! 😉