Macarrão de abobrinha e cenoura

Quem ainda não provou precisa experimentar fazer essa receita!

A abobrinha fica super neutra… parecendo uma massa mesmo! E o que vai dar realmente o sabor vai ser o molho.

Essa ideia é excelente para quem está em dieta com restrição de carboidratos ou para quem busca uma opção leve e saudável de refeição para o jantar.

Primeiro separe 1 abobrinha grande e 1 cenoura pequena (ou 2 abobrinhas para 1 cenoura) e um cortador Julienne:
abobrinha 1

Com esse cortador é o modo mais simples, já que é só ir passando que as tiras vão saindo bem certinhas, mas caso você não tenha é possível fazer com a faca também. Nesse caso corte a abobrinha em fatias finas e depois em tirinhas.

No caso da abobrinha corte até começar a ver as sementes apenas!
Essa parte da polpa é muito molinha e o macarrão não fica com uma consistência boa.
Mas não jogue fora! Você pode utilizar depois por exemplo em refogados com outros vegetais.
abobrinha 2

Aqui tudo já no formato da nossa massa:
abobrinha 3

Aí é só preparar como uma massa comum: levar à uma panela com água fervente até atingir o ponto, escorrer e servir com o molho de sua preferência.
abobrinha 4

Cookies de cacau

Nem só de cookies de mercado se vive uma alimentação saudável! Aliás, muito pelo contrário! Quanto mais você preparar os alimentos que você consome, maior a garantia de que está consumindo algo de qualidade.

Um dos ingredientes dessa receita é a farinha de coco, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou feita em casa a partir do bagaço do coco (confira abaixo!).

cookies de cacau

Ingredientes:
– 3/4 de xícara (chá) de farinha de coco
– 1 xícara (chá) de aveia (farelo ou flocos)
– 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
– 1/2 xícara (chá) de cacau em pó
– 1 ovo caipira
– 1/2 xícara (chá) de óleo de coco
– 1 colher de sopa de linhaça (pode substituir por chia ou gergelim)
– 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
– 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até que tenha uma mistura homogênea.
Com o auxílio de uma colher, coloque as porções de massa em um tabuleiro untado. Asse em forno pré-aquecido por 180º por aproximadamente 15 a 20 minutos.

Obs: quando retirar do forno estará um pouco macio, mas após alguns minutos ficará sequinho.

Farinha de coco

Aos poucos o coco tem se tornado cada vez mais queridinho nas dietas: primeiro foi a água de coco, depois o óleo de coco, o açúcar de coco… e ultimamente a sua farinha é que tem se destacado.

E tem motivo pra isso?

Tem sim!

A farinha de coco não possui glúten e é bastante rica em fibras (cerca de 2,5g de fibras em 10g de farinha!).

Essa sua composição de fibras auxilia no aumento de saciedade, no tratamento da constipação, no controle da glicemia (importante para quem é diabético e também para quem busca emagrecimento) e controle de colesterol.

É possível utilizá-la em receitas em substituição a outras farinhas.

Seu custo ainda é um pouco elevado, mas para quem é adepto do “faça você mesmo” é possível preparar a farinha em casa a partir do bagaço que sobra ao preparar o leite de coco (receita alguns posts atrás) – simplesmente secando bem esse bagaço em frigideira anti-aderente aquecida.

Antes (bagaço do coco):
Bagaço de coco

Depois de seca (farinha de coco):
Farinha de coco

Bolinhos de atum

Mais prática impossível!
Receitinha pro jantar daqueles dias em que a disposição para a cozinha é mínima ou nula! 😉

bolinhos de atum

Ingredientes:
– 1 lata de atum em óleo (escorrer bem)
– 2/3 xícara de aveia em flocos (substituir pela versão sem glúten se for intolerante)
– 1/2 cebola
– 1 tomate pequeno
– 1 dente de alho grande
– Sal marinho ou do himalaia (pouco – o atum já é salgado)
– Salsinha e/ou cebolinha – a gosto
– Pimenta (opcional)

Modo de Preparo
– Misture os ingredientes em uma travessa. Faça os bolinhos. Leve ao forno médio (pré-aquecido) até que fiquem dourados (tempo médio 20 minutos).

Panqueca de coco low carb

Ótima panqueca para quem busca reduzir os carboidratos na dieta ou simplesmente variar a alimentação com uma opção saudável e bem saborosa.
A farinha de coco contém um teor de fibras bastante elevado e o coco ralado além de fonte de fibras é fonte de gorduras boas. Tal combinação promove saciedade e regula os níveis de insulina no sangue, auxiliando também no controle do peso corporal!

panqueca de coco

Ingredientes:
– 1 ovo caipira grande
– 1 colher de sopa de farinha de coco
– 1 colher de sopa de coco ralado sem açúcar

Preparo:
Misturar os ingredientes e levar a uma frigideira anti-aderente untada com óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem.
Para acompanhar fui de geleia 100% fruta de damasco.