Patês funcionais

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Viu a minha entrevista (logo abaixo) e ficou com vontade de experimentar as receitas?

A do patê de atum passei na entrevista e as outras duas conto pra vocês agora. Super fáceis de fazer! Confere só:

Patê de tofu
Ingredientes:
– 200g de tofu
– 1 dente de alho
– 1 col. sopa de azeite de oliva extra-virgem
– Salsinha à gosto
– Sal

Preparo:
– Bater no liquidificador

Guacamole

guacamole

Ingredientes:
– 1 abacate médio maduro
– 1 Tomate pequeno
– 1 Dente de alho
– 1/2 Cebola média
– 1 Colher de sopa de óleo de oliva
– 1 Limão
– Pimenta sem semente a gosto (pode ser malagueta, dedo de moça, de cheiro ou calabresa)
– Ervas a gosto (orégano, manjericão, hortelã, salsa. Podem ser desidratadas)
– Sal

Preparo:
– Abra o abacate ao meio, tire o caroço;
– Remova toda a polpa, em seguida corte-a em pedaços;
– Corte os tomates, a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados);
– Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
– Tempere com limão, azeite de oliva, sal e as ervas.

Vídeo

Participação no Programa Olhares

Estive no Programa Olhares dia 16/12/14 conversando sobre diferentes ideias de pastinhas funcionais, que são opções práticas para servir aos amigos, saborosas e que podem ser super saudáveis também!
Confiram! 😉

Bolo de banana e frutas secas – sem trigo, sem leite e sem açúcar!

Chegando o Natal e os fãs de Panetone já se animam em sair comprando os seus!

Espera um pouquinho e testa essa receita primeiro! 😉
BEM mais gostoso e BEM mais saudável, além de super fácil!
Convenci? Então vamos lá! 😀

Bolo banana e frutas secas 1 (1)

Ingredientes:
– 3 ovos caipiras
– 5 bananas caturras (bem maduras)
– 1/2 xícara de damascos picados
– 1/2 xícara de ameixas secas picadas
– 1/2 xícara de uvas passas
– 1/2 xícara de cramberry
– 1/2 xícara de tâmaras picadas
– 1/2 xícara de nozes picadas
– 1 copo de amaranto
– 1 copo de aveia em flocos finos
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
– Bata no liquidificador os ovos e as bananas e depois os misture com os demais ingredientes em uma tigela.
– Asse em uma forma untada, em forno médio, por cerca de 40 minutos.

Bom apetite! 😉

Mousse de manga com chia

Ripe appetizing mango isolated on white

A manga, assim como todas as frutas/verduras alaranjados, é rica em betacaroteno o qual é transformado em vitamina A no corpo e é indispensável para a visão e saúde da pele. Interessante ainda para garantir aquele bronze no verão!

A manga é fonte ainda de vitamina C, potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e fibras solúveis.

Que tal aproveitar essas vantagens e preparar um mousse de manga com chia delicioso e sem lactose?

Mousse de manga

Ingredientes:
– 1 manga grande ou 2 pequenas bem maduras
– 1 vidro pequeno de leite de coco
– 2 colheres de sopa de chia hidratada (deixar de molho na água de um dia para o outro)
– 1 laranja
– 1 colher de sobremesa de mel
Modo de Preparo:
Liquidificar tudo e colocar na geladeira ou no congelador, se quiser tipo picolé.

Delicinha de sobremesa ou como lanche da tarde! 😉

Chá verde (Camellia sinensis)

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Quanto mais eu aprendo sobre o chá verde… mais me apaixono! São muitos benefícios para uma plantinha só!

O chá verde é aquele extraído das folhas da Camellia sinensis. É rico em polifenóis, flavonoides e catequinas.

Estudos têm demonstrado que o chá verde desempenha importante papel contra o estresse oxidativo (combatendo os radicais livres), de redução do risco de doenças cardiovasculares, proteção contra a radiação solar, anticarcinogênico e anti-inflamatório.

A theanina do chá verde tem ação de neuroproteção: melhora demência, reduz ansiedade e reduz confusão.

Por conter cafeína o chá verde é também um bom estimulante, promovendo redução da fadiga.

É ainda um grande aliado dos tratamentos de emagrecimento, já que auxilia na desintoxicação corporal, tem ação termogênica (ajudando a acelerar o metabolismo), inibe a lipogênese (acúmulo de gordura) e estimula a lipólise (“quebra” de gordura corporal).
Associado à atividade física demonstra promover a queima de gordura sem haja redução de massa magra!

Qual a melhor forma de consumo?

Dentre as opções disponíveis (folhas secas, sachet, chá solúvel ou bebidas prontas) opte por adquirir a erva (folhas secas) se quiser um bom resultado.

É que no caso dos sachets não se tem apenas a parte da planta com maior ação (as folhas no caso) – sendo comum as mesmas estarem associadas a partes do caule.
No caso das bebidas solúveis ou prontas temos acréscimo de outros componentes que nutricionalmente não são interessantes como adoçantes e conservantes, além de a concentração de Camellia sinensis ser bem menor.

Como preparar?

Aqueça a água até o pronto de pré-fervura e deixe a água em infusão com a erva por 3 a 5 minutos. Após, coe e beba na hora ou por até 12 horas após o preparo. Você pode manter em temperatura ambiente ou na geladeira se preferir.

Evite o consumo de chá verde a noite, pois pode prejudicar o seu sono e não beba em excesso! Converse com o seu nutricionista que indicará a melhor dose pra você!

Não gosta do sabor do chá verde mas gostaria de aproveitar seus benefícios? Outra opção é utilizá-lo na forma de extrato (cápsulas), o qual pode ser prescrito por seu nutricionista. 😉